A alimentação em dia: Qual a importância de uma nutrição equilibrada?

O assunto alimentação interessa muita gente, uns pensam na saúde ou possuem restrições e estão sempre de olho no que consomem, outros se preocupam com o controle de peso e lançam mão de muitos recursos, alguns saudáveis e outros nem tanto.

A questão é: Quando pensamos em alimentação, com que frequência pensamos em uma nutrição real com todos os elementos necessários para o bom funcionamento do nosso corpo?

Pensando sobre isso, no post de hoje nós vamos discutir algumas questões  sobre alimentação e saúde pra você ficar ligado e se cuidar cada vez mais, afinal, bem estar tem tudo a ver com o que a Glück acredita.

O dia a dia é repleto de atividades e aspectos das nossas vidas que precisamos dar conta.  Ok, isso não é novidade alguma, todos nós, em alguma medida, vivemos isso na pele, muito já foi dito sobre como a nossa rotina pode influenciar nossas escolhas alimentares. 

 A falta de tempo pode conduzir as pessoas a optarem por alimentos mais práticos que, muitas vezes, são menos saudáveis e toda essa rapidez e comodidade tem um preço, muitos dos alimentos prontos não possuem um bom potencial nutritivo e estão naquelas categorias chamadas de processados e ultraprocessados, ou seja, são muitos procedimentos para que aquela comida seja feita da forma que está e para que ela se conserve por mais tempo em condições adequadas. 

Então, lembre-se sempre: quanto mais longe o alimento está de sua forma natural (in natura), mais  processado ele foi e, consequentemente, ele é menos benéfico para a saúde em função de substâncias que, quando são consumidas em excesso e por longos períodos, podem acarretar doenças.

Em matéria na revista Cláudia, especialistas apontam que substâncias como nitrito de sódio, sulfito de sódio ou cálcio adicionados a determinados alimentos como carnes,  enlatados, empanados ultraprocessados podem estar associados a doenças como o câncer. Os chamados edulcorantes que funcionam como açúcares estão relacionados à diabetes.

O artigo ainda aponta que bisfenol, agrotóxicos e outras substâncias estranhas chamadas de xenobióticos presentes em alimentos, produtos enlatados com embalagem danificada, recipientes plásticos à base de petróleo e etc são capazes de alterar nosso sistema endócrino, modificando nossa produção hormonal causando desde Síndrome do Ovário Policístico (SOP) e puberdade precoce até obesidade. Então, é sempre bom ficar de olho no conteúdo dos alimentos e nas embalagens dos  produtos que consumimos.

Outro fator que pode atrapalhar nossa nutrição é a obsessão por emagrecimento e a busca frenética para alcançar um padrão corporal irreal. Distúrbios alimentares é um assunto sério, mas não é esse o nosso foco agora, mas sim, as dietas malucas, isso mesmo, essas que não possuem fundamento científico algum e que além de não surtir o efeito desejado, podem prejudicar a saúde. 

Dietas desequilibradas que aconselham o consumo de apenas um alimento, receitas de coquetéis de qualidade duvidosa, misturas estranhas, nada disso contribui de fato, e é sempre bom destacar que forma física não é sinônimo de saúde. 

O consumo de apenas um tipo de alimento pode causar déficit de nutrientes e vitaminas importantes e sobrecarga de outras, a dieta certa é aquela feita sob orientação especializada.

Agora, um tópico que gera discussões, mas que precisamos falar sobre são as dietas restritivas, você pode estar se perguntando o que são, bom, dietas restritivas são aquelas em que a pessoa se abstém de determinado alimento ou categoria de alimentos como o caso dos adeptos do veganismo e do vegetarianismo, por exemplo. 

Em um mundo onde cada vez se fala mais sobre cuidados com a natureza, respeito aos animais e a todas formas de vida, movimentos como veganismo e vegetarianismo vão ao encontro desses valores, são estilos de vida muito válidos e têm todo nosso apoio e respeito.

 Embora sejam escolhas que têm tudo para serem muito bem sucedidas, pois há um universo de alimentos incríveis e completos, há outro lado também dos que decidem seguir por esses caminhos sem cuidar da saúde e buscar por uma alimentação equilibrada, isso também pode prejudicar afetar a ingestão de vitaminas e minerais importantes.

 Segundo Clair Collins, para o Jornal Gazeta do Povo, veganos e vegetarianos devem observar os níveis de 4 elementos essenciais para a saúde, entre eles está a  vitamina B12, ela é necessária para a produção de hemácias, na sua falta, podemos apresentar cansaço, palpitações, falta de disposição e em casos mais graves, danos nervosos. A vitamina está presente em alimentos como carne, leite de vaca, mas há fontes veganas para a obtenção de B12 como cogumelos e soja enriquecida com a vitamina. 

Além da B12, o ferro é um mineral que merece atenção, ele auxilia na produção de hemoglobina,  na energia muscular, na imunidade, entre outros. A falta de ferro pode levar à anemia. O iodo é outro mineral que  ocupa um lugar na lista também, ele é responsável por auxiliar a produção de tiroxina importante para o equilíbrio hormonal da tireóide, ele é necessário também para a saúde do sistema nervoso central.

Por fim, o quarto item elencado por Collins é o cálcio, um mineral importante para a saúde óssea, muscular, cardíaca e nervosa, a falta de cálcio pode enfraquecer os ossos e ser facilitador de doenças como a osteoporose.  

Você é livre! E essas são escolhas legítimas, mas vale também tomar decisões alimentares conscientes e fazer acompanhamento com nutricionistas e/ou nutrólogos, pois são profissionais capacitados para melhor orientar você e suas necessidades. Ah, e não se preocupe, há pessoas muito qualificadas e que seguem linhas veganas ou vegetarianas e que vão acolher seu estilo de vida com profissionalismo, verifique essas questões para escolher qual tem mais a ver com você. 

Lembrando que todos nós estamos sujeitos a falta de vitaminas e minerais, não somente veganos e vegetarianos, a vitamina e os minerais que cita a matéria e que retomamos aqui, podem ser encontradas em maior quantidade e disponibilidade em alimentos de origem animal, por isso, o risco maior para essas pessoas e para aquelas que possuem algum problema de saúde que dificulte a absorção de vitaminas.

 Se você possui uma alimentação equilibrada e mesmo assim ainda tem déficit de vitaminas ou minerais, pode ser que seja necessário complementar, existem multivitamínicos no mercado que apresentam boa quantidade de vitaminas e minerais, fique sempre atento a isso e se o produto supre o valor diário necessário. Consulte sempre um médico, faça exames regulares e acompanhe sempre o que acontece com o seu corpo que é sua casa!

Espero que tenham gostado, fiquem bem e até mais!