A importância de se ter uma boa noite de sono

É do conhecimento da grande maioria das pessoas que ter uma noite bem dormida faz muito bem para a saúde. Entretanto, o que muita gente não sabe de forma específica, são os benefícios que essa ação traz em suas vidas, mas a Glück te conta agora!

Um deles é o fato de ser durante o sono que o organismo realiza as principais funções restauradoras, em que podemos citar o reparo dos tecidos, além do crescimento muscular e a síntese de proteínas.

É nessa etapa que o corpo realizará a função de recuperar a energia, otimizar o metabolismo, bem como regularizar a função de hormônios. Viu só, como ela é importante?

Quando dormimos de forma satisfatória, a memória se propaga bem, o que garante que nossas tarefas diárias sejam bem realizadas. É característico ainda nessa etapa que os tecidos sejam reparados, o que auxilia na recuperação dos músculos, além de fortalecer o sistema imune.


Revelação de estudos sobre a dificuldade de dormir dos brasileiros

Foram feitos alguns estudos para saber como anda o sono dos brasileiros, e o resultado impressiona por sua alta frequência negativa de noites mal dormidas. Para se ter uma ideia, 1 em cada 3 relataram possuir essa dificuldade, impactando negativamente em suas tarefas corriqueiras: estudos, trabalho...


Malefícios de noites mal dormidas 

A qualidade de vida de quem não consegue dormir bem à noite é comprometida, com os seguintes malefícios na vida dessas pessoas: sensação de fadiga, irritabilidade, depressão, aumento de peso, tensão muscular, cansaço frequente, além de maior chance para se adquirir doenças. Situações essas que ninguém gostaria de enfrentar, não é mesmo?


E os benefícios de noites bem dormidas, quais são?

Quem consegue ter um sono de qualidade, descansando constantemente com um tempo adequado para o corpo, poderá se beneficiar com o peso sendo mantido saudavelmente, diminuindo as chances de desenvolver doenças, ao exemplo de diabetes, e problemas cardiovasculares.

Além de conseguir reduzir o stress, melhorar o humor e a sociabilidade, a concentração ficar mais apurada, evitar possíveis acidentes que o cansaço é capaz de causar...


Dicas para ter um sono regulado

Para que seu sono permaneça regulado é indispensável que se mantenha uma alimentação saudável, que o ambiente para o sono esteja preparado, de modo que seja escuro, dispondo de boa temperatura e silenciosamente.

Cochilos diurnos seriam bons que fossem evitados nessas horas para os adultos, pois eles são desnecessários em boa parte e podem atrapalhar o sono noturno. A exceção somente é válida para dias de muito cansaço, em que recuperar as energias se torna importante.

Já para crianças com menos de 5 anos, essa soneca na parte do dia é fundamental para que o sistema neurológico possa funcionar melhor e para que a energia característica da pouca idade não seja perdida pela fadiga.

Também é importante estar longe de possíveis perturbações, pois elas podem atrapalhar um descanso de qualidade. Para isso, é recomendado que se diminua os ruídos depois de muito tarde, pedindo para que quem mora com você colaborar nessa missão.

Se os barulhos forem externos e mais difíceis de serem controlados, recomendamos que use tampões de ouvido para que eles sejam amenizados. Somado a isso, há pessoas que se incomodam bastante com o fator luminosidade, para auxiliar nesse problema, é importante que adeque suas cortinas para umas mais pesadas ou ainda que se use máscara para os olhos.

É preciso ainda que se evite certos estimulantes inibidores, aos exemplos do álcool, nicotina e cafeína. Além de se exercitar com regularidade, entretanto sem que isso ocorra próximo do momento de dormir. Ficar longe de aparelhos eletrônicos também é uma boa alternativa para que essa boa prática ocorra.


Fases do sono

O sono pode ser dividido em várias fases no organismo, nas quais elencaremos aqui:

1 – Na primeira fase a pessoa adormece, ficando no paralelo entre estar acordado e estar dormindo. Ocorre nela o trabalho do cérebro de forma irregular, em que o corpo fica relaxado, além da respiração mais lenta.

2 – É na segunda fase que se dá início ao sono leve, que é quando a temperatura do corpo, bem como os batimentos cardíacos são reduzidos.

3 – Já na terceira fase, se caracteriza pelo movimento de as ondas cerebrais terem seu ritmo diminuído, fazendo com que a pessoa já entre num sono profundo.

4 – A quarta fase se dá durante esse momento em que a pessoa está desacordada, e é quando o organismo dela irá liberar hormônios de crescimento, seus tecidos irão se recuperar, além do corpo repor a energia gasta.

5 – Nessa fase, a pessoa começa a sonhar, seu cérebro conseguirá acelerar de novo em seu funcionamento, e realizará um tipo de ‘’limpeza’’ na memória, continuando que as informações importantes recebidas durante o dia sejam mantidas. 


Remédios para dormir melhor são indicados?

Há vários tipos de insônia existentes, e dessa forma, diferentes remédios que podem ser auxiliadores para cada caso. Diante disso, a escolha do medicamento ideal depende de uma consulta médica com o especialista, e em alguns casos por meio de certos exames.


É recomendado que se faça outras terapias para insônia, além da medicação?

Podemos dizer que isso é o que você deve fazer, e isso para qualquer tipo de insônia.

Os tratamentos complementares por exemplo poderiam ser excelentes ajudantes. Para as pessoas que já usam medicação para dormir melhor, essas terapias podem facilitar que ela seja deixada de lado de vez.


Agora que você já sabe como faz para ter um sono de qualidade, que tal se aplicasse todas essas nossas dicas para o seu dia a dia? Com certeza eles ficariam muito mais leves e você com mais disposição para realizar as tarefas cotidianas.

Comente aqui o que achou desse tema e sugira outros que sejam de seu interesse para que também possamos abordar e discutir.

Não se esqueça ainda de compartilhar esse post com seus familiares e amigos para que possam se informar melhor de como enfrentar essa problemática de insônia em suas vidas.

Por hoje é só, pessoal, até a próxima!