A NATURALIDADE INTELIGENTE DO PAPEL SEMENTE

Certamente já deve ter ouvido falar no papel semente! O papel semente nada mais é que um produto reciclado, onde ocorre uma mistura de sementes diversas, desde margaridas até salsinha, tomate e cenoura.

Se você é ligado em inovações ecológicas e ambientais, certamente já deve ter ouvido falar no papel semente. E sim, é exatamente como você imaginou! O papel semente nada mais é que um produto reciclado, onde ocorre uma mistura de sementes diversas, desde margaridas até salsinha, tomate e cenoura. Pode ser utilizado em cartas, presentes, cartões, etiquetas, convites e diversas outras possibilidades incríveis! Você já tentou fazer esse tipo de papel?


PAPEL COMUM

Se voltarmos há alguns séculos, devemos mencionar o papiro, um tipo de planta muito presente nas margens do Rio Nilo, no Egito. Ainda na Antiguidade, mais especificamente no ano de 3.000 a.C, era muito comum extrair as fibras do papiro para fabricar barcos, cordas e até mesmo folhas, muito utilizadas para a escrita de cartas e demais passagens textuais. Naquela época, foi considerado um objeto inovador e revolucionário para a sociedade, um dos primeiros métodos conhecidos para escrever. Antes disso, pedra e argila eram alguns dos meios escolhidos para desenrolar palavras e formar produções textuais. 

Após muitos séculos, o papel tomou a forma como é atualmente conhecido. Hoje, esse material é produzido através de árvores, como o eucalipto, de onde são extraídas fibras de celulose, também denominadas como fibras vegetais. Esse elemento presente em plantas é formado pela união de moléculas de um carboidrato específico: a glicose. 

Logo após a extração, a celulose é processada, até que dê origem ao papel que frequentemente utilizamos no dia a dia. Além dele, também é muito utilizada para a produção de diversos tecidos, desde que seja extraída do linho, algodão, chita e/ou cânhamo, dando origem a roupas, lençóis, toalhas e diversos outros itens. 


PAPEL SEMENTE – O QUE É

A sociedade contemporânea em que vivemos costuma, muitas vezes, desenvolver e aplicar técnicas sustentáveis para a fabricação de produtos. A cada dia, é comum encontrarmos empresas que devidamente sigam as leis e protocolos ecologicamente necessários, a fim de agredir e impactar da menor forma possível o meio ambiente.

Um dos elementos muito explorados e extraídos cotidianamente é a árvore. Além de dar origem a móveis, como mesas e cadeiras, também está por trás da produção de instrumentos musicais, barcos, pisos laminados e diversos outros produtos, mas são suas plantas as grandes responsáveis pela fabricação do papel, extraído através da celulose, e sejamos sinceros... é difícil imaginar um trabalho, instituições de ensino ou pessoas que não utilizem folhas de papel em seu dia a dia. 

Mesmo que o papel seja essencial, grandes indústrias acabam impactando diretamente a fauna e a flora ambiental, visto a alta demanda para a exploração de árvores que posteriormente darão origem ao produto. Pensando nisso, uma quantidade considerável de fábricas e indústrias (tanto nacionais quanto internacionais) investem cada vez mais na confecção do papel semente como forma sustentável para a construção de embalagens, sacolas e, principalmente, folhas e cadernos.

O papel semente é um tipo de papel reciclado, feito através de sementes de plantas. Geralmente, após ser utilizado, é plantado para auxiliar no processo de germinação de novas sementes, e é essa a principal mágica desse material incrível!

É um tipo de papel que literalmente possui e dá origem a vidas, visto que é feito por sementes que, posteriormente, formam novas plantas, flores, verduras e chás. No ano de 2008, no Brasil, a empresa Seed Paper pensou e moldou artesanalmente alguns protótipos do que viria a ser o atual papel semente. Primeiro, testes de qualidade foram necessários para que estivesse aprovado e pronto para a comercialização. 


COMO FAZER EM CASA

Além de todas essas características incríveis e “ecologicamente corretas”, mais uma coisa incrível desse tipo de papel é que ele pode ser feito até mesmo em casa! Se você gosta de inovar e aprender coisas novas, não precisará de uma grande indústria para fabricá-lo. Pega um papel (do comum, por enquanto!) e uma caneta pra anotar alguns materiais que serão necessários, como:

1 liquidificador ou mixer;

1 recipiente ou vasilha grande;

Tela de nylon com bordas em madeira;

Água;

Papel (que será reciclado);

Sementes de sua preferência (pode ser de cenoura, salsinha, margarida etc).


Com todos esses materiais em mãos, hora de dar início à obra prima! Primeiro, será necessário picar o papel comum (aquele branco mesmo) em pedaços não muito pequenos. Pode-se optar por uma tesoura para agilizar o processo ou picar com as próprias mãos; depois, misture todo esse papel picado e bata no liquidificador ou mixer com uma pequena quantidade de água, até que uma pasta espessa se forme.

Se você gosta de cores alegres e vivas, pode optar por corantes naturais, como o colorau ou o açafrão-da-terra em pó e adicionar na pasta. Depois é só continuar misturando tudo no liquidificador. O resultado fica ainda mais bonito! 

Quando a pasta estiver pronta e na consistência ideal, despeje tudo na tela de nylon, com o auxílio de um pote ou vasilha embaixo da mesma para que o excesso de água escorra. Depois é só colocar para secar no sol e adicionar as sementes escolhidas, que devem ser distribuídas por toda a mistura de papel. Quando estiver totalmente seco, já está pronto para ser utilizado! Muito fácil, né?


COMO PLANTAR O PAPEL SEMENTE

Por ser um produto com compostos 100% ecológicos, suas sementes continuam vivas, mesmo com o papel em uso. Se você optou pelo plantio, algumas etapas simples devem ser seguidas: 

Primeiro, molhe o papel;

Em seguida, plante-o sob a terra, que deve previamente receber um espaço para recebê-lo;

Regue todos os dias e, num espaço de 20 a 25 dias, o plantio dará início ao processo de germinação.


GLÜCK E O PAPEL SEMENTE

Não é novidade que uma das principais características da nossa marca é a responsabilidade ambiental e atitudes sustentáveis que adotamos durante a fabricação de todos os nossos produtos, inclusive as embalagens que acompanham os mesmos. Para envolver nossos copos, utilizamos o papel semente, que forma um lindo recipiente com o logo Glück estampado. O design incrível e agradável dessas embalagens permite que sejam reutilizadas para diversas situações além do armazenamento do copo. 

São tão lindas que podem até mesmo transformar-se em objetos de enfeite, e cá entre nós... se um dia lançássemos modelos de decoração feitos à base de papel semente, eu com certeza compraria muitos!

Agora me diz... qual sua opinião sobre o papel semente? Ou, melhor dizendo: você se arriscaria a produzir esse material em casa? Depois, conta pra gente se deu certo! Até a próxima. :)