A temperatura certa para cada estilo de cerveja

Pode ser muito gelada, refrescante e até em temperatura de adega; mas para todas elas, utilize Glück!

A temperatura certa para cada estilo de cerveja

Pode ser muito gelada, refrescante e até em temperatura de adega; mas para todas elas, utilize Glück!

A expressão “estupidamente gelada” se tornou famosa no Brasil porque o clima quente (tropical) associado à preferência pela cerveja leve e menos alcoólica favoreceu o costume de apreciar a bebida extremamente gelada. No entanto, os brasileiros estão cada vez mais abertos a experimentar a variedade de sabores e aromas da bebida. Nesse caso, não há uma temperatura única e ideal a ser seguida.

Só que com tanta variedade de estilos de cerveja e com a influência do clima externo, fica difícil saber qual é a temperatura adequada. Embora as cervejas indiquem no rótulo a temperatura ideal de consumo, a sommelière Andressa Modolo traz uma dica preciosa para descomplicar: “Quanto mais leve, refrescante e menos alcoólica for a cerveja, mais gelada. Já as opções encorpadas, fortes e complexas devem ser apreciadas em temperaturas menos gelada”.

Essa lógica ocorre porque uma cerveja encorpada e com especiarias, por exemplo, pode perder aroma e sabor se estiver muito gelada, prejudicando a experiência de degustação. “A temperatura abaixo de 0ºC altera a sensibilidade das papilas gustativas, reduzindo a capacidade de sentir o sabor”, explica a sommelière. Portanto, é preciso ter equilíbrio entre as características da cerveja e a temperatura com que vai ser consumida.

As cervejas mais leves como Pilsen, Lager, Helles, Witbiers e Draft, por exemplo, vão muito bem em temperaturas muito geladas, de -4°C a 0°C, principalmente nos dias mais quentes (30ºC ou mais). “Só que se você realmente quiser apreciar bem o sabor da bebida nunca deve usar temperatura menor do que 0ºC”, lembra Andressa.

Quando a bebida varia entre as temperaturas de 0ºC a 2ºC é considerada gelada e recomendada para as opções Pale Ale, Bock e cervejas extra malte em dias amenos (entre 18°C e 30° C). Já em dias frios (abaixo de 18°C) são as cervejas especiais, como Weiss, Stout, Strong Ale, Trapistte, Tripel Belga, Lambics e cervejas de trigo alemãs (Weizenbier) que podem ficar em temperatura refrescante (3°C a 5°C). Há também a opção de beber fria (7º a 10ºC) os sabores mais complexos, como IPA´s, Weizenbocks, Porter e Dubbels, e até mesmo em temperatura de adega (10º a 13ºC) as opções mais fortes, como Belgian Dark Strong Ales, Imperial Stouts e Barley Wines.

A temperatura, portanto, pode variar de acordo com o tipo de cerveja, a temperatura ambiente, a preferência pessoal e até a ocasião - um churrasco com os amigos, um jantar mais elaborado ou um dia na praia. Para todas essas variantes, a Glück é a companhia ideal! Afinal, com o copo térmico é possível manter a temperatura da bebida por mais tempo e, assim, você pode saborear aos poucos e sem perder a qualidade. Inclusive, pode até deixar a bebida ganhar 2º a 3ºC naturalmente para sentir ainda mais aromas e sabores.

Sabendo de tudo isso, basta escolher o tipo de cerveja para começar a apreciar! Entre as principais, estão:

Lager: baixa fermentação, sabor e aromas de malte e lúpulo, amargor e aroma florais;
Pilsen ou Pilsner: pouco encorpada e suave, tem leve amargor e baixo teor alcoólico;
Indian Pale Ale/ IPA: alto teor alcoólico e amargor, aromas cítricos e bastante
colarinho;
Bock: encorpada, avermelhada, bastante malte e teor alcoólico;
Ale: alta fermentação, aroma de frutas e especiarias;
Weissbier: cor clara, aromas de banana e cravo, espuma branca e densa;

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe com amigos e viva a diversidade de aromas e sabores. Seja Glück!