Aprenda a reduzir o consumo de energia dentro da sua residência!

No blog de hoje nós vamos te dar algumas dicas de como reduzir o consumo de energia dentro da sua casa! Além de ser uma atitude mais sustentável, vai te ajudar no final do mês a economizar uma boa grana!

No blog de hoje nós vamos te dar algumas dicas de como reduzir o consumo de energia dentro da sua casa! Além de ser uma atitude mais sustentável, vai te ajudar no final do mês a economizar uma boa grana!



Hoje no Brasil, a principal fonte de energia vem das hidrelétricas. Atualmente, 90% da energia gerada no nosso país vêm desse método. Isso porque, temos em abundância uma superfície territorial com muitos planaltos e rios extensos com muito volume de água.

Além das hidrelétricas, temos as termelétricas, energia eólica e solares.



Agora que aprendemos um pouco mais sobre a energia que geramos todos os dias, vamos para as dicas!



01. Iluminação

É importante que ao sair de algum cômodo que você se lembre de apagar as luzes. Não deixe lâmpadas acesas quando não estiver no cômodo. Além disso, é indicado que, pelo menos uma vez no ano, você faça uma revisão da iluminação da sua residência e substitua as lâmpadas antigas por lâmpadas de LED. As lâmpadas de LED consomem aproximadamente 80 lúmens por casa watt, isso significa que elas consomem cerca de 80% menos do que os modelos mais antigos como as de halogênio, de filamento ou fluorescentes. Essas lâmpadas mais antigas como as incandescentes duram aproximadamente mil horas e às fluorescente dez mil horas, mas as lâmpadas de LED superam qualquer expectativa, sua vida útil pode chegar a cinqüenta mil horas, vai me dizer que não vale a pena o investimento? Além de ter uma vida útil muito maior do que as incandescentes. As lâmpadas de LED ainda tem mais vantagens quando o assunto é sustentabilidade, elas ajudam a reduzir drasticamente a emissão de gases poluentes na atmosfera, as lâmpadas de LED também não emitem raios UV e não possuem mercúrio na sua composição.


02. Ar Condicionado

Hoje, com as altas temperaturas do verão, quem não gosta de ligar o ar condicionado no 15°C, porém seu funcionamento gera uma emissão de gases poluentes na atmosfera, como o hidrofluorcarbono (HFC), que é considerado várias vezes mais poluente do que o dióxido de carbono (CO2), esse gás alimenta ainda mais o efeito estufa. Além de causar danos ao nosso meio ambiente, a sua utilização de maneira errada pode doer no bolso na hora de pagar a conta de energia. Aqui vão algumas dicas para utilizá-lo sem gastar muito. Antes de adquirir o seu ar condicionado, verifique se ele é compatível com o tamanho do cômodo. Mantenha o aparelho no mínimo em 23°C. A cada semana, realize uma limpeza nos filtros do ar condicionado. Se for possível, invista em aparelhos inverter, eles vão te ajudar a economizar bastante. Mantenha sempre as portas e janelas fechadas para manter a temperatura dentro do cômodo. Outra dica muito importante é a utilização da função sleep, a maioria não sabe como utilizar ou quais são os seus benefícios, mas essa função é responsável por programar o desligamento automático do seu ar condicionado, a tática é resfriar o cômodo e quando estiver na temperatura desejada, desligar o aparelho e deixar apenas o ventilador fazer o serviço, pois ele consome menos energia e é menos poluente. Essas são algumas dicas de como continuar com o seu luxo, sem que você gaste e ajude o planeta a ser mais saudável. 


03. Geladeira

Infelizmente, nos dias de hoje, não é possível viver sem uma geladeira. É um eletrodoméstico indispensável, porém responsável por aproximadamente 30% do consumo de energia da sua residência. Muitos não sabem, mas a geladeira libera um gás chamado hidrofluorcarbono (HFC), o mesmo liberado pelos ar condicionados. Esse é o gás responsável por deixar nosso planeta cada vez mais quente. Mas temos alguns truques que vão ajudar você a gastar menos e o nosso planeta a receber menos emissão de gases poluentes. Por exemplo, ao evitar abrir a geladeira por muito tempo e várias vezes ao dia ajuda a sua geladeira a manter a temperatura, consequentemente ela vai trabalhar no seu máximo por um tempo menor e assim ela vai emitir menos HFC na atmosfera. Outro ponto muito importante que a maioria de nós não lembramos é verificar a vedação da borracha da nossa geladeira, se a borracha estiver boa, não haverá vazamento o gasto será menor. Evite colocar alimentos quentes na sua geladeira, o sistema da geladeira trabalha para manter uma certa temperatura e assim conservar os alimentos, mas se você armazenar recipientes quentes a sua geladeira vai precisar fazer um esforço maior para resfriar o ar, por isso espere alguns minutos antes de levar a comida ainda quente para a geladeira. É importante também que você instale a sua geladeira longe de outros eletrodomésticos que fiquem muito quentes, como por exemplo fogões e microondas. Essas são algumas dicas que vão ajudar o seu bolso no final do mês!


04. Chuveiro Elétrico

A hora do banho é uma hora sagrada. Mas tem alguns sacrifícios que podemos fazer para reduzir a conta de energia. Como por exemplo, durante os dias muito quentes, utilizar o chuveiro elétrico no modo verão, ou mesmo desligado! Muitos não sabem mas tomar banho enquanto outros aparelhos eletrônicos estiverem ligados, consome muito mais energia, portanto opte por tomar banho em momentos que só o chuveiro irá precisar da energia elétrica. Feche o registro de água enquanto estiver se ensaboando. Esse conselho não é nenhuma novidade, mas não tome banhos demorados, o indicado é que cada pessoa permaneça por até 10 minutos no banho por dia, parece impossível, mas não é, eu garanto! Na hora de instalar o seu chuveiro, verifique se todo o processo foi executado perfeitamente, isso vai fazer com que você não sofra nenhum acidente e vai evitar gastos elevados de energia. Caso você tenha um orçamento sobrando para investir, os sistemas solares de aquecimento solar podem reduzir 50% do consumo de energia causado pelos chuveiros elétricos. Além disso, é uma opção mais sustentável que ajudará a favorecer a preservação do meio ambiente!



Essas foram as nossas dicas de hoje! Esperamos que tenha gostado e te ajudado a solucionar os seus problemas... Lembre que se cada um fizer a sua parte, podemos salvar o nosso planeta!


Até a próxima!