As 15 curiosidades da cultura inglesa

Assim como com todos os povos dos diversos países que temos no mundo, os ingleses possuem tradições bastante curiosas que muitas pessoas não conhecem.

Com isso, a Glück resolveu listar algumas delas para que você possa ficar bem informado de cada uma.

 

1 - Pontualidade é primordial!

Sabe quando marcamos algum compromisso com alguém aqui no Brasil, sem muito se importar com chegar na hora correta? Pois para os ingleses isso não é tolerado, pelo fato deles cobrarem demais para que cada um honre com suas responsabilidades e chegue na hora correta.

 



2 - O tradicional chá das cinco

É um hábito originário da China, sendo adotado pelos ingleses mais precisamente no século XIX. Ele consiste no costume pontual diário dos ingleses de beber pontualmente, podendo vir acompanhado de leite. É tão famoso e corriqueiro, que para se ter noção há profissionais que estudam sobre as variações de chá, os também conhecidos como ‘’sommeliers de chá’’.

 



3 – Gentileza gera gentileza

A educação é um hábito para os ingleses, sendo tanta, que eles possuem o costume de pedir desculpas até por atos não cometidos. Portanto, está turistando pela Inglaterra e esbarrou em alguém sem querer, não hesite em pedir desculpas!

 



4 – Mão contrária de direção ao dirigir

Tanto no Brasil, como em grande parte dos países, estamos acostumados à sermos conduzidos pela faixa da direita, entretanto o mesmo não ocorre por lá, em que a mão correta é a esquerda.

 

5 –  Ir ao cemitério é um passeio comum para eles

Se no Brasil ir ao cemitério pode ser uma ação amedrontadora para muita gente, para os ingleses o mesmo não ocorre. Para se ter uma noção, a frequência com que eles fazem esses passeios é a mesma de quando vão aos parques.

 

6 –  Hábitos alimentares

No almoço eles não têm o costume de comerem arroz e feijão como nós brasileiros, optam pelos sanduíches, para poderem ganhar tempo e voltarem ao trabalho com maior rapidez.

Outra curiosidade está relacionada ao seu prato típico. Por lá é muito comum o consumo de praticamente peixe frito com batata frita (fish and chips), tendo a facilidade de ser encontrado da mesma forma que encontramos coxinha por aqui.

 

7 – Enviar mensagens de voz é um costume por lá

Se muitos brasileiros não têm a tradição de deixarem mensagens de voz pela caixa postal do celular, saiba que os ingleses têm. Faz parte de suas vidas essa ação.

 



8 – As crenças são muito fortes para os ingleses

Os ingleses levam suas crenças muito a sério. Encontrar um trevo perdido de quatro folhas, guardar dinheiro perdido no bolso de uma calça nova, são alguns dos sinais de sorte na concepção deles.

O mesmo ocorre para o lado negativo, como passar debaixo de escadas, derramar sal na mesa, quebrar um espelho, que segundo eles trazem azar para a pessoa.

 

9 – Quando tem sol, eles aproveitam 

O clima na Inglaterra é conhecido por ser bastante volúvel: venta, esquenta, esfria... Tudo numa mesma parte do dia, como na manhã por exemplo.

Dessa forma, bastou dar um sol que seja, lá estão os ingleses aproveitando da melhor forma que podem. Quando o termômetro se aproxima dos 20ºC então, pra eles já é considerado verão, já que lá venta muito e costuma chover frequentemente.

 



10 – Pubs são os locais preferidos deles para o lazer

Diferentemente do Brasil em que costumamos convidar as pessoas para frequentarem nossa casa para conversar com mais calma, na Inglaterra essa situação ocorre em outro lugar, mais precisamente nos pubs, que são uma espécie de bar em que eles bebem, assistem TV, dão uma lida no jornal, jogam sinuca... Qualquer lazer que ocupe o tempo deles de forma agradável e divertida.

Aliás, eles se caracterizam por serem muito reservados em suas vidas particulares, é muito difícil que um visite a casa do outro, por exemplo. 

Outra característica peculiar deles está no fato de serem respeitosos nas conversas, não fazendo perguntas que sejam invasivas e nem de cunho pessoal que possa deixar o companheiro de conversa constrangido.

 

11 – Eles adoram banho de banheira

É muito comum encontrar casas com banheira na Inglaterra. Isso ocorre porque eles gostam muito de tomar banhos nesse local. É uma prática tão constante, que comércios são abertos apenas para essa finalidade (sais de banho, suportes para taça na banheira...).

 

12 – A luz fica do lado de fora do banheiro

Não há tomadas no banheiro por lá. Os ingleses tomam essa medida de proteção com o intuito de evitar choques ou acidentes. A única tomada que é possível de ser encontrada é a do barbeador, que tem um plugue especial.

 



13 – É comum dos carros ficarem estacionados na rua

Isso ocorre frequentemente, de carros ficarem do lado de fora de casa, e acontece pelo fato de na garagem serem guardados muitos objetos, uma espécie de depósito mesmo.

 

14 – Proteção para não se molhar em dias chuvosos são raras

As ‘’marquises’’ que nós brasileiros estamos acostumados para nos protegermos de chuvas são difíceis de serem encontradas, pelo motivo de os prédios seguirem um tipo de arquitetura, são todos iguais, ainda mais no centro das cidades. Enquanto nos bairros essa área é mais comum de ser achada.

 

15 – Acostamentos nas estradas também são difíceis de serem encontrados

É bem difícil ainda que se encontre acostamento nas estradas, e quando tem, eles são bem estreitos. Na realidade, eles vão usar mais o acostamento por lá somente na situação de um carro quebrado ou então algum acidente.

É muito comum de homens aqui no Brasil pararem nas estradas para urinarem nesses locais, entretanto isso deve ser feito pelos homens ingleses nos ‘’services’’ ou paradouros, que são específicos para esse objetivo. Costumam ser pelos McDonalds, Burger King...



Agora que você já conheceu algumas das várias curiosidades do povo inglês, que tal se continuar acompanhando as postagens curiosas e divertidas que criamos? Com certeza será um ótimo tempo gasto do seu dia, em que ficará muito bem entretido!

Não se esqueça também de compartilhar nossa página com seus familiares e amigos, eles com certeza também gostarão de ler esses conteúdos publicados.