Cerveja: história, tipos e curiosidades

A cerveja é uma das bebidas mais populares no mundo, mas você já parou para pensar como surgiu a cerveja? E quais tipos de cerveja existem?

Historiadores acreditam que a cerveja tenha sido descoberta por acaso pelas primeiras civilizações.


Como surgiu a cerveja
A teoria mais aceita é que alguns cereais eram guardados em vasos e com as chuvas acabaram por ficar embebidos em água, onde ocorreu a germinação e o processo de fermentação.
Uma das evidências históricas é que os sumérios registraram o processo da fabricação da cerveja, na peça conhecida como Monumento Blau, onde a bebida era oferecida a Deusa Nin-Harra.

 


Monumento Blau



Cerveja nas civilizações

Os egípcios, depois de um tempo aprenderam a fazer a cerveja e passou a ser ingerida diariamente, já que a cerveja era considerada mais saudável e menos contaminada que as águas da época. 
Uma evidência desse costume dos egípcios é que no Código de Hamurabi da Babilônia (1.770 a.C.), o mais antigo código de leis, constava que seria condenado à morte quem não respeitasse os critérios de produção da cerveja.
Outro ponto importante do código é que nele constava a quantidade de ração diária dos egípcios, sendo dois litros diários de cerveja para os trabalhadores e cinco litros diários de cereja para altos cargos, como sacerdotes, ou seja, os egípcios recebiam cerveja como forma de pagamento, CERVEJA. Seria um sonho? hahahaha
Já na idade média quem tinha o monopólio da fabricação de cervejas eram os monastérios, eles além de aprimorar o processo de fabricação, foram eles que adicionaram o lúpulo no processo.


Cerveja alemã

Quem nunca ouviu falar sobre as cervejas alemãs e o quanto são conhecidas por sua qualidade, não é mesmo? Mas afinal, porque a Alemanha é conhecida por sua cerveja?
Uma provável resposta para essa pergunta é que assim como no Código de Hamurabi da Babilônia constava leis e regras sobre o processo de fabricação de cerveja, na Alemanha também foi elaborada uma lei, é claro que com punições mais leves, sobre a fabricação da cerveja. 
Na Alemanha, em 1516 Guilherme IV estabeleceu a “Lei da Pureza” ou “REINHEITSGEBOT”, onde "Rein" significa limpo ou puro, "-heit" significa "-eza", então "Reinheit" seria “limpeza” ou “pureza” e “Gebot” significa “Mandamento” ou “Lei”.
Nesta lei, os alemães só poderiam utilizar quatro ingredientes na produção da cerveja, sendo a Água, o Malte, o Lúpulo e a Levedura. 
Dessa forma, a Alemanha com o tempo passou a conquistar o paladar das pessoas e a fama de cerveja de qualidade.


Chegada da Cerveja no Brasil 

A chegada da cerveja no Brasil é marcada com a chegada da família real portuguesa em 1808 no país.
A cerveja consumida no país até 1814 originava unicamente e exclusivamente da Inglaterra, porém mesmo após a perda do monopólio ela dominou o mercado de cervejas importadas até 1870, mas tudo mudou com a chegada das cervejas alemãs. 
As cervejas alemãs eram transportadas por meio de garrafas e sua coloração era mais clara e límpida, diferente das cervejas da Inglaterra que eram transportadas através de barris e mais escuras. 
As cervejas de garrafas eram conhecidas como “cerveja barbante", pois eram fechadas com as rolhas amarradas em barbantes para que as rolhas não saltassem devido à fermentação.
Que a maioria dos brasileiros gostam de uma cervejinha, isso é um fato, ela é uma das bebidas mais consumidas no país.No Brasil, o estilo de cerveja mais consumida atualmente é a cerveja Pilsen, mas esse não é o único estilo de cerveja que existe. 


Famílias de cerveja 

As cervejas variam conforme famílias e estilo, elas diferem conforme o tipo de levedura que utilizam, sendo três famílias de cerveja que dão origem a diversos estilos de cerveja. 


Família: LAGER

As cervejas da família lager, em geral são cervejas de baixa fermentação, mais leves e claras, variando em aromas, potência do corpo e cores. Os estilos de cerveja que fazem parte dessa família são: 
Pilsen: o estilo de cerveja mais conhecido entre os brasileiros é de cor dourada e leve amargor.
Schwarzbier: esse estilo de cerveja é originado de malte torrado, por isso, seu aroma lembra café ou cacau e possui potência de corpo médio. 
Bock: as cores desse estilo de cerveja variam entre claras (Heller Bock), escuras (Dunkler Bock) e avermelhadas, possuem potência de corpo médio e teor alcóolico acima de 6,3%.


Família: ALE

Já as cervejas da família Ale, são cervejas de alta fermentação e com potência de corpo maior que as da família Lager,além de seu sabor ser mais frutado. Os estilos de cerveja que fazem parte da família Ale são:
Weizenbier/Weissbier: cerveja fabricada a partir do trigo e origem da Alemanha, por isso a maioria desse estilo de cerveja não é filtrada.
Stout: cerveja com sabor e paladar de variados tipos de torrefação com origem no Reino Unido e Irlanda. A típica marca conhecida mundialmente desse estilo é a irlandesa Guinness. 
Dubbel: estilo de cerveja de coloração marrom, potência de corpo médio e estilo belga. 


Família: LAMBIC

As cervejas da família Lambic são de fermentação espontânea e possuem origem na Bélgica. São estilos de cerveja da família lambic:
Faro: esse estilo de cerveja possui adição de açúcar.
Geuze: esse estilo de cerveja resulta da mistura de dois tipos de cerveja lambic, uma mais jovem, com aproximadamente 1 ano e uma mais velha, com aproximadamente dois ou três anos. 
Kriek: estilo de cerveja com adição de Ginja, conhecida como cereja ácida ou até amarena, por isso, a cerveja acaba tendo o paladar seco. 


Agora que você conhece todos os tipos de família e estilos de cervejas, que tal conhecer o jeito certo de experimentar mais que uma categoria de cerveja, sem prejudicar o paladar e não perder nenhuma característica.


Como degustar estilos de cerveja diferentes

O segredo para conseguir diferenciar as características de cada estilo de cerveja é a ordem da degustação.
Para não interferir no paladar comece pela cerveja mais suave e que tenha menor teor de álcool em comparação às outras cervejas do qual você prefere degustar.
Só após saborear as mais leves, que você deve passar a saborear as mais alcoólicas e com sabores mais intensos. 
Com essa dica você não perde nenhum sabor ao experimentar diferentes estilos de cervejas. 


E você, já tem preferência por alguma família ou estilo de cerveja? Independente do estilo que você prefere uma coisa você não pode negar que a cerveja é uma das bebidas mais amadas pelo brasileiro e de preferência muito gelada. Gostou de conhecer a história da cerveja? Aproveite e saiba um pouco mais sobre as cervejas artesanais, aqui. 


Até a próxima