Como aproveitar bem os alimentos e evitar desperdício?

O Brasil bate recordes em desperdício de alimentos, infelizmente, nesse quesito nós ocupamos o topo dos rankings mundiais, mas você sabe como evitar tanto desperdício? É sobre isso que a gente vai falar hoje.

Sustentabilidade tem tudo a ver com respeito e com bom aproveitamento dos recursos naturais, claro que o desperdício de alimentos entra nessa lista também, afinal, bilhões de pessoas precisam ser alimentadas diariamente no mundo e a produção de alimentos entra como um dos principais assuntos quando se trata de medidas de proteção ao planeta. Toda a cadeia de produção e distribuição de alimentos exige muitos recursos naturais, então, nada mais justo que fazermos nossa parte para diminuir os impactos dessas práticas.

Muito do que está relacionado ao desperdício de comida tem a ver com hábitos de consumo equivocados que se instalam entre as pessoas e acabam se perpetuando e gerando más consequências. 

No Brasil, por exemplo, o apelo visual com relação aos alimentos como frutas, legumes e verduras é muito forte, as pessoas tendem a escolher na feira ou no supermercado os alimentos que possuem a melhor aparência, isso está totalmente errado? Não, afinal, devemos prezar pela saúde e por alimentos apropriados para consumo, então, observar é necessário, acontece que muitos dos alimentos que são descartados diariamente no comércio não estão impróprios para o consumo, ao contrário, estão em plenas condições de alimentar pessoas, mas em função de alguma mancha superficial ou pelo formato diferente eles são dispensados.

Nesse sentido, fique atento a isso quando for fazer suas compras, não despreze frutas, legumes ou hortaliças pela forma diferente ou por alguma mancha superficial, essas características não querem dizer que o produto está estragado. Um alimento maduro também não significa que está podre, há muitos preparos que são realizados, preferencialmente, com as frutas bem maduras, como tortas, geléias e compotas, por exemplo.

Outro ponto importante é não deixar de lado talos e folhas de legumes, muitas dessas partes dos vegetais são perfeitamente comestíveis e saborosas. As folhas da couve-flor, do brócolis e até mesmo do rabanete são comestíveis e podem ser consumidas cruas (folha do rabanete) ou como um belo refogado como é o caso das folhas de brócolis e couve-flor. Os talos da couve também podem ser consumidos e adicionam texturas aos pratos. Todos esses vegetais podem ser fonte de fibras e inúmeras vitaminas e que, na maioria das vezes, vão simplesmente para o lixo.

Procure se informar melhor sobre as diferentes formas de conservação dos alimentos, tanto os in natura quanto os já preparados.  Armazenar os alimentos de forma errada pode tornar os alimentos impróprios para o consumo de forma muito mais rápida se comparamos àqueles que foram devidamente guardados e conservados. Verifique o tempo de congelamento que cada preparo possui, faça etiquetas para não se perder nas datas. 

Fique sempre de olho na sua geladeira, sim, parece óbvio, né? Mas quando guardamos muita coisa na geladeira é plenamente possível esquecer aquela fruta ou legume lá no fundo da gaveta e quando nos damos conta, já estragou. Para que isso não aconteça, primeiramente, você deve ter uma média do seu consumo semanal, com isso em mente, procure fazer compras com mais frequência, mas em menor quantidade, ou seja, compre somente aquilo que poderá consumir até a sua próxima feira ou ida ao mercado. Legumes, frutas e verduras são muito perecíveis, comprar em grande quantidade e demorar a consumir pode não ser a melhor estratégia para evitar o desperdício.  

Outra opção é congelar, caso queira comprar uma quantidade maior ou queira ter uma fruta disponível por mais tempo fora da época, você pode higienizar e congelar. Nesses casos, o segredo são as datas, tenha esse controle que assim fica bem fácil saber quando consumir seus produtos.

A organização e controle dos alimentos na geladeira e freezer ajudam tanto na questão do desperdício quanto na economia, pois quando você sabe o que tem e o que realmente precisa faz compras mais conscientes e enxutas, por isso, dê um fim naquele rodar desgovernado pelo mercado sem saber direito o que levar! Vai ajudar demais.

Busque informação sobre os processos de produção dos alimentos, se existe uma certeza na vida é que tudo fica mais fácil de ser feito quando conhecemos os processos que envolvem uma tarefa. O mesmo pode ser aplicado no nosso dia a dia com relação aos alimentos. Por vezes, estamos tão envolvidos em nossa rotina que nem nos damos conta do que há por trás de uma maça, uma alface que compramos. 

As facilidades e comodidades também nos fazem perder um pouco esse referencial, por isso, é tão importante nos lembrar de coisas simples como, por exemplo, o tempo que uma fruta leva para se desenvolver até a maturação e estar pronta para o consumo, o trabalho envolvido no cultivo desses alimentos. Pensando que uma maçã leva cerca de dois meses só para crescer, mais três meses de colheita, não é justo que esses alimentos vão parar no lixo, não é mesmo? 

Outra dica bacana é aprender receitas que visem aproveitar ao máximo os alimentos, até as cascas, isso mesmo! Há muitos preparos que utilizam as cascas de frutas como a banana, a melancia, abacaxi. Tudo isso na preparação de carne vegana (casca da banana), doces e chás, por exemplo. 

O SESC (Serviço Social do Comércio) no projeto Mesa Brasil disponibiliza um guia chamado “Aproveitamento Integral dos Alimentos”,  onde você pode encontrar dicas e, o melhor, receitas para reproduzir utilizando os alimentos por completo. Lá, podemos encontrar receitas doces e salgadas como o bife de soja com casca de banana, o bolinho de talos e a bananada de casca.

Bom, pessoal, é isso, acreditamos que vale muito a pena saber pelo menos o básico sobre o processo de produção dos alimentos, o trabalho que isso envolve, a quantidade de recursos naturais gastos até mesmo que o transporte de alimentos pode gerar mais poluição, dessa forma, evitar o desperdício pode se tornar uma tarefa mais fácil. Algo bem legal é não entrar no automático, informação é a base para fazer escolhas melhores para nós e para o planeta. 

Cuidem-se e até a próxima