Como fazer compostagem em casa!

Uma das soluções mais conhecidas e eficazes para dar fim a esse lixo é a compostagem doméstica. A compostagem é uma técnica 100% ecológica e sustentável desenvolvida com a finalidade de acelerar o processo da decomposição de resíduos orgânicos.

Segundo estatísticas realizadas no ano de 2018, a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), estimasse que cada brasileiro produz cerca de 1 Kg de lixo por pessoa, aproximadamente 216 mil toneladas de resíduos urbanos por dia. Infelizmente nos dias de hoje ainda é muito comum os lixões ou aterros controlados. Desse total de lixo produzido por dia, 40% são enviados para esses locais, gerando um alto risco de contaminação, tanto de pessoas quanto do solo e meio ambiente.




Mas o interessante é que nem todo o lixo que produzimos diariamente precisa ser descartado dessa maneira. Uma das soluções mais conhecidas e eficazes para dar fim a esse lixo é a compostagem doméstica. A compostagem é uma técnica 100% ecológica e sustentável desenvolvida com a finalidade de acelerar o processo da decomposição de resíduos orgânicos. Somando a ação dos microorganismos e dos organismos, é possível transformar todo esse “lixo” em compostos orgânicos, conhecidos popularmente como adubo. Rico em nutrientes, é o potencializador ideal para você utilizar na sua horta e jardim.



Você pode realizar esse processo em várias escalas, seja ela pequena, média ou grande. Todos esses processos são realizados nas famosas composteiras. É ali que o processo acontece.



QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA COMPOSTAGEM?

Os benefícios da compostagem são incontáveis... Por exemplo, realizando esse simples processo e fazendo a sua parte, nós podemos reduzir drasticamente a quantidade de lixo gerado nas residências, e como consequência, reduzir também as toneladas de lixo diárias que são destinadas aos lixões e aterros abertos. Outro ponto muito importante sobre a compostagem é que ela ajuda a diminuir a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, fenômeno natural que vem atingindo boa parte do nosso planeta.

Outro benefício é a melhoria das condições ambientais e a saúde geral da população. Além da produção gratuita de fertilizantes para as hortas e jardins!



Agora que já aprendemos o que é a compostagem e quais são os seus benefícios, borá lá aprender a fazer a sua utilizando itens que você tem aí em casa!



ESCOLHENDO O LOCAL ADEQUADO!

Mas espera um pouquinho aí... Antes de aprender a como montar a sua própria composteira é necessário escolher o local adequado para realizar esse processo. Para que tudo dê certo, você precisa escolher um local bem arejado e sempre ficar atento para que não haja exposição ao sol, chuva ou vento!



O QUE SÃO AS COMPOSTEIRAS?

As famosas composteiras, são basicamente, o recipiente onde a decomposição acontecerá. Porém não são todos os resíduos orgânicos que podem ser utilizados e depositados nela.

Vamos listar alguns alimentos que podem entrar nesse processo da compostagem: sobra de alimentos, talos e cascas de verduras e frutas não cítricas, cascas de ovo e borra de café são super aceitos na compostagem, folhas frescas e alimentos cozidos em pequenas quantidades também são aceitos.

Agora, resíduos que não podem, de jeito nenhum, fazer parte da sua compostagem: Frutas cítricas, restos de carne, cebola e alho, trigo e derivados, e arroz.



DIFERENTES TIPOS DE COMPOSTAGEM

Existem várias maneiras de fazer a sua compostagem em casa! Como a compostagem a céu aberto, compostagem no tambor, a vermicompostagem, entre outras.... Hoje vamos citar um dos métodos mais simples para começar com o pé direito.



COMPOSTAGEM EM APENAS 5 PASSOS

Uma grande dica é utilizar minhocas na sua compostagem.

Você vai precisar do seguintes materiais:

3 recipientes de plástico (cor escura) com tampa

1 kit de torneira

1 furadeira

1 meia calça de nylon

Minhocas


1° Passo: 

Numere seus recipientes com números de 1 a 3.


2° Passo:

Com a furadeira, faça vários furos nas laterais superiores dos baldes 1 e 2, para que seja possível a entrada e saída do ar.


3° Passo:

Pegue as tampas dos recipientes 2 e 3 e faça um recorte circular, para que o chorume escorra de um recipiente para o outro. 


4° Passo: 

Fixe uma meia calça ou tela entre a tampa e a boca do recipiente número 3 para que as minhocas não caiam no chorume.


5° Passo:

No recipiente 3, instale na lateral a torneira. É por ela que será coletado o chorume.



COMO UTILIZAR A COMPOSTEIRA

No recipiente número 1 você vai depositar resíduos orgânicos e restos de jardim, materiais secos.

No recipiente número 2 serão depositados os compostos sólidos.

E por fim no recipiente número 3 ficarão os compostos líquidos.


Para que o processo dê certo é necessário empilhar os recipientes com o número 1 no topo.


Coloque as minhocas, junto com o substrato em que elas estão. Essa etapa é muito importante para que as minhocas fiquem protegidas do contato direto com o alimento em fase de composição.

Em seguida deposite os resíduos orgânicos produzidos na sua residência e adicione uma camada de material vegetal seco como grama ou folhas secas. Essa sobreposição de diferentes camadas garante uma relação saudável entre a produção de carbono e nitrogênio.

Quando o recipiente 1 estiver cheio, ele troca de lugar com o recipiente 2, que estará, por sua vez, vazio, pronto para começar o processo, o mesmo processo feito no recipiente 1.

Apesar das minhocas do recipiente 1 se deslocarem de um recipiente para o outro pelos furos feitos nos recipientes, é recomendado colocá-las no balde de cima com um pouco de substrato.



COMO UTILIZAR O ADUBO E O CHORUME?

O conteúdo orgânico produzido nos recipientes 1 e 2, são adubos naturais que podem ser utilizados nos jardins e hortas. O período necessário para que esse material se transforme em adubo potente é de 45 a 60 dias. Um jeito muito simples de verificar se esse composto está pronto é observar se o conteúdo se tornou uma massa uniforme, sem resíduos e sem mal cheiro.


Já o líquido armazenado no recipiente 3 é um poderoso fertilizante para as plantas. O chorume pode ser utilizado diretamente no solo. Ele deve ser diluído em água (uma medida para dez de água). Mas utilize com atenção, é recomendado que seja aplicado semanalmente ou a cada quinze dias.



Esse foi o nosso blog de hoje.... Esperamos que tenha gostado!

Faça a sua parte e ajude no nosso planeta!