Dieta da saúde planetária: proposta de salvar vidas e o planeta

No post de hoje nós vamos falar sobre a dieta planetária. Você já tinha ouvido falar sobre esse novo método de alimentação?

Dieta da saúde planetária: proposta de salvar vidas e o planeta

No post de hoje nós vamos falar sobre a dieta planetária. Você já tinha ouvido falar sobre esse novo método de alimentação?

O que é a dieta planetária? 

Basicamente, a dieta planetária se baseia no corte pela metade da ingestão de carne vermelha, peixe, ovos, cereais refinados, tubérculos e açúcares. Ao mesmo tempo, aumenta-se o consumo de frutas, leguminosas e nozes.

Essa alimentação foi estudada por cientistas que tinham o objetivo de desenvolver uma dieta que prometesse salvar vidas, alimentar 10 bilhões de pessoas e ao mesmo tempo, não causar danos catastróficos ao nosso planeta.

Conforme os estudos realizados pelos pesquisadores, o intuito era descobrir como alimentar bilhões de pessoas a mais durante as próximas décadas. Esse desafio foi pensado e aprimorado por 37 especialistas de diversas áreas, e a resposta foi finalmente publicada na revista The Lancet.

O relatório mostra que o regime pode impedir a morte de aproximadamente 11,6 milhões de mortes prematuras sem prejudicar o planeta. Os responsáveis pelo estudo afirmam que essa mudança é extremamente necessária, tanto na alimentação da população quanto na produção de alimentos, já que cerca de 3 bilhões de pessoas no mundo todo estão em estado de desnutrição, enquanto a produção de alimentos está ultrapassando as metas e limites ambientais. Isso pode causar muitas mudanças drásticas no planeta, como as mudanças climáticas, perda considerável de biodiversidade, sem contar a poluição.

 De acordo com estimativas realizadas, em 2050, a população mundial pode chegar a 10 bilhões de pessoas. O crescimento somado à dieta que consumimos nos dias de hoje, excederá os riscos que atingem diretamente as pessoas e o planeta.

Como a dieta funciona?

Na dieta planetária os legumes e frutas são predominantes na alimentação, compondo a maior porcentagem da alimentação.

A porcentagem restante, é a quantidade de alimentos de origem animal.

Os criadores dessa dieta recomendam que uma pessoa que hoje, tem na sua alimentação diária qualquer carne, passe a consumir apenas uma vez na semana e em uma pequena porção.

O maior consumo deve ser de leguminosas e nozes, como feijão, grão de bico, lentilha, entre outros. É recomendado que essa ingestão seja em boa quantidade e diária.

Abaixo estão os alimentos e as suas quantidade permitidas por dia/semana:

200g de frutas/dia (2-3 unidades)

130g de feijões (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico cozidos)/dia (1 concha)

25g de castanhas/dia (8-12 unidades)

400-600g cereais integrais (arroz integral, milho, pão integral)/dia (4-6 porções)

250ml de leite ou derivados (1 copo)

50g carne vermelha (porco e boi)/semana (1/2 bife)

200g de frango/semana (1 filé)

200g de peixe/semana (1 posta)

2 ovos/semana

A dieta permite consumir 31g de açúcar e cerca de 50g de óleos, como azeite.

*É importante frisar, que não adianta diminuir a quantidade do consumo de carnes e no final acrescentar com grandes quantidades alimentos com muito açúcar, sal, gordura, entre outros. Esquecendo que para realizar essa substituição, temos frutas, verduras, legumes, cereais integrais e grãos.

Quais os benefícios que a dieta planetária pode trazer à população e ao planeta?

Quando falamos sobre a nossa saúde, podemos afirmar que a dieta planetária, por ser uma alimentação mais limpa e cheia de nutrientes, quando consumida diariamente, pode ser muito benéfica para o organismo.

Uma alimentação considerada predominantemente natural.

Esse tipo de dieta pode trazer ao seu corpo o melhor funcionamento do sistema digestivo além de aumentar o nível do seu sistema imunológico. Diminui os riscos de má nutrição.

Seguindo à risca a dieta é possível alcançar a perda de gordura e peso corporal.

Além de garantir a ingestão da quantidade adequada de vitaminas e sais minerais.

Agora quando falamos sobre o meio ambiente, seguir essa dieta pode trazer incontáveis benefícios. Além de ajudar o nosso corpo, ela pode diminuir consideravelmente o desperdício de comida ao redor do mundo.

Muitos não sabem, mas a produção de alimentos impacta negativamente o planeta de diversas maneiras como, por exemplo, a emissão de gases poluentes e como consequência, agrava o efeito estufa e o aquecimento global. Além disso, pode gerar um gasto exagerado de água, extinção de espécies e desmatamento.


Na dieta planetária há alimentos proibidos?

A dúvida é muito frequente... Existem alimentos proibidos para quem faz a dieta planetária?

A princípio, não! Uma vez que a dieta busca promover uma mudança de lifestyle e não a proibição alimentar.

Além do mais, o lema da dieta planetária é respeitar a individualidade de cada um. Cada pessoa terá uma adaptação e uma necessidade diferente.

 

Mas é possível por esse plano em prática?

Alguns cientistas são céticos quanto à possibilidade da mudança global. Esse plano da dieta planetária requer que a população mude definitivamente, um choque nos seus hábitos alimentares.

Os próximos passos que devem ser adotados são a apresentação dessa descoberta ao governo de países do mundo todo. Assim como a apresentação do plano à organizações globais como a OMS.

Com o apoio dessas instituições é possível começar a desenvolver iniciativa de mudar os nossos hábitos.

Para que toda a população mundial consiga seguir a dieta planetária, foram estipulados cinco estratégias, das quais os subsídios são uma opção.

A primeira estratégia se baseia em uma recomendação que busca garantir uma boa política dos sistemas terrestres e oceânicos, proibindo, por exemplo, o desmatamento e removendo os subsídios à pesca mundial. 

Em segundo lugar, como estratégia, temos um relatório que descreve o incentivo aos agricultores buscando a mudança na produção de alimentos em grande quantidade de algumas culturas para a produção diversificada de culturas nutritivas.

A terceira estratégia é tornar a alimentação saudável mais acessível. Em grupos onde a maioria faz parte da baixa renda, é necessário o apoio com proteção social para evitar uma nutrição inadequada contínua. Os cientistas sugerem o incentivo da alimentação saudável por meio de campanhas informacionais.

A quarta sugestão, seria a consideração de locais seguros para a prática agrícola, produzindo assim, melhores colheitas.

A última seria a redução do desperdício de alimentos e, consequentemente, melhorar o planejamento da colheita e o acesso ao mercado em países de baixa e média renda.

E aí... Ficou com alguma dúvida? Qual a sua opinião sobre a dieta planetária? Você seria um adepto ao pensamento e plano?

Esperamos que tenha gostado... Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, deixe pra gente aqui nos comentários!