Energia Fotovoltaica: O que é e quais são seus benefícios!

Hoje o assunto é sustentabilidade e muita tecnologia! Essa fonte de energia ainda é pouco conhecida nos dias de hoje... Por isso, preparamos um conteúdo super legal para você aprender o que é a ENERGIA FOTOVOLTAICA!

Hoje o assunto é sustentabilidade e muita tecnologia! Essa fonte de energia ainda é pouco conhecida nos dias de hoje... Por isso, preparamos um conteúdo super legal para você aprender o que é a ENERGIA FOTOVOLTAICA, e explicar por exemplo como ela funciona, quais são seus benefícios, o que torna ela mais sustentável do que as demais... Prepara o papel e a caneta e borá lá!!!



O QUE É A ENERGIA FOTOVOLTAICA?

Você pode encontrar esse tipo de fonte de energia elétrica por dois nomes, o primeiro é energia fotovoltaica, e o segundo é o mais conhecido popularmente como energia solar!

A energia fotovoltaica é o processo de geração da energia elétrica utilizando como fonte de matéria-prima a captação direta da luz solar. O mais interessante é que mesmo em dias nublados ou chuvosos, é possível produzir energia normalmente! É uma conta muito básica, em dias que a incidência dos raios solares estiver maior a produção de energia elétrica será mais abundante, já em dias nublados ou chuvosos, haverá uma produção de energia, porém em menor quantidade.

Esse tipo de fonte de energia é considerado uma fonte de energia alternativa, ou seja, é uma fonte de energia que diferentemente das convencionais não utiliza como matéria-prima derivado de petróleo e outros combustíveis fósseis para a geração de energia. As energia alternativas são responsáveis por diminuir consideravelmente os impactos causados no meio ambiente principalmente na redução da emissão de dióxido de carbono na atmosfera, um dos principais  responsáveis pelo efeito estufa.



COMO FUNCIONA A ENERGIA FOTOVOLTAICA?

Para conseguir produzir energia elétrica através do processo fotovoltaico é necessário a instalação de painéis solares produzidos em material semicondutor, para quando os raios solares entrarem em contato com o painel, os elétrons do material semicondutor entrarem em movimento, gerando eletricidade.

A energia gerada pelas placas é levada ao inversor. O inversor é responsável por fazer a transformação da corrente elétrica para uma corrente alternada para então ser distribuída para o local do consumo e utilizada pelos equipamentos da sua residência.

Hoje no Brasil é possível encontrar três formas de funcionamento dos sistemas de energia fotovoltaica. Essa diferença na forma de captação se dá pelo tipo de sistema que é instalado. É possível diferenciar um funcionamento do outro a partir do seu modo de operação.


O mais conhecido e utilizado é o sistema de energia fotovoltaica conectado à rede, ou on-grid. Esse sistema permanece conectado à rede de distribuição, isso possibilita que em momentos em que não há produção de energia, seja possível usar a energia gerada pela distribuidora, e em casos de excesso de produção, você receberá créditos de energia. Esse sistema é formado por equipamentos responsáveis por converter a energia gerada pela luz solar em eletricidade, e pelo fato de estar ligada à rede, também é possível ligá-la diretamente na rede elétrica, transferindo o excesso de energia elétrica gerada para a distribuidora, economizando até 95% da conta de luz! Mas como esse processo ocorre? Primeiro o painel solar gera a energia solar voltaica necessária, depois essa energia passa para o inversor solar, que é responsável por converter a energia solar para a energia elétrica. Após essa transformação a energia é distribuída por toda sua residência ou empresa. Quando houver um excesso de produção, esse excesso vai para a rede de distribuição da sua cidade, gerando créditos. Legal né? Uma maneira de reduzir os gastos mensais de energia elétrica é uma atitude muito sustentável que vai ajudar o nosso planeta!

Ainda temos o Sistema Fotovoltaico Isolado ou Autônomo, conhecido como off-grid. Esse sistema tem como princípio o autossustento, isso significa que é um sistema não conectado à rede elétrica, não há um armazenamento de energia para ser utilizada quando não houver produção. Esse sistema é responsável por abastecer os aparelhos elétricos conectados à rede de forma direta. Essa é a opção certa para ser instalada em locais remotos, por ser uma fonte de energia mais econômica e simples de gerar energia elétrica. Seu sistema é formado pelos painéis solares, responsáveis pela captação, depois vem o inversor solar, responsável por transformar a corrente elétrica em corrente alternada, o controlador de carga e por fim as baterias.

O último sistema de captação de energia fotovoltaica é o sistema híbrido! Esse sistema fotovoltaico híbrido é responsável por gerar energia conectada à rede e ao mesmo tempo, integrada a um sistema de armazenamento em baterias. Ou seja, ele possibilita gerar e armazenar energia elétrica das duas maneiras de operação. Os benefícios da utilização do sistema híbrido são: é possível armazenar energia para ser utilizada à noite, independência energética, essa energia gerada estará sempre disponível em casos de escassez energética. Entre muitos outros benefícios!



ONDE É POSSÍVEL UTILIZAR A ENERGIA FOTOVOLTAICA?

A energia fotovoltaica pode ser utilizada em diversos aparelhos eletrônicos da sua residência ou empresa, como por exemplo: televisões, aparelhos de som, geladeiras, computadores e carregadores, tudo aquilo que estiver conectado a uma tomada.



COMO FUNCIONA OS CRÉDITOS DE ENERGIA?

Quando o seu sistema on-grid é instalado, o seu relógio antigo é substituído por um novo relógio que possui uma função bidirecional, esse modelo de relógio consegue medir a quantidade de entrada e também a quantidade de saída de energia. 

Quando há um excesso de captação de energia solar, essa energia é enviada para a rede, que vira créditos de energia. Esses créditos são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso, você recebe 1 crédito de kWh para ser consumido nos próximos 5 anos.

Podemos concluir que investir nas fontes de energia fotovoltaicas é o futuro do nosso país! Se você tem um orçamento parado e não sabe onde investir, os painéis solares são a resposta!



Atualmente no Brasil, é estimado que aproximadamente 140 mil sistemas de energia fotovoltaica estejam em funcionamento. A forma mais sustentável e ecológica de produzir e usufruir dos luxos que a energia elétrica gera em nossas vidas! 



E esse foi o nosso blog de hoje! Esperamos que você tenha gostado… Até a próxima!