Hábitos alimentares saudáveis para o seu dia a dia

Você se preocupa em ter bons hábitos alimentares durante o dia a dia? Pois saiba que se não, é bom rever os seus costumes.

Quem se alimenta bem consumindo comidas saudáveis, consegue ter mais disposição na rotina, sente o corpo mais leve (e consequentemente a vida também), previne doenças... Adquirindo apenas benefícios para si mesmo.

‘’Mas então quais seriam bons alimentos para eu consumir?’’ Com certeza essa é uma pergunta que você deve estar se fazendo agora. A resposta é aquela que muita gente já sabe, mas que por qualquer motivo não consegue ou não tem vontade de adotar em seu cotidiano: frutas, verduras, legumes, cereais... São alguns dos exemplos que nós da Glück podemos destacar.

Agora que você confirmou aquilo que já esperava, vamos então elencar 4 benefícios de cada grupo desses alimentos para que possa cuidar ainda mais de sua saúde?


 


4 frutas para consumir com constância:


Banana – A banana possui a característica de ser uma rica fonte de vitaminas do complexo B e C. Uma curiosidade sobre ela, é o fato do triptofano estar presente em sua existência, sendo um elemento que potencializa os níveis de serotonina, e controlando a vontade por doces. Ela ainda auxilia na prevenção de cãibras e consegue controlar nossa pressão arterial, além de ajudar na digestão e acalmar o sistema nervoso.

Laranja – Abundante em vitamina C, ela nos beneficia por fazer o papel de fortalecer nosso sistema imunológico, combatendo o colesterol ruim, ajudando a controlar a pressão arterial, além de prevenir gripes e infecções, e estimulando o sistema circulatório.

Maçã – Ela é rica em pectina, que é uma fibra solúvel encontradas em frutas e verduras. Com isso, possui o papel de ajudar a manter os níveis de colesterol equilibrados na corrente sanguínea. Se destaca também por este elemento dificultar a absorção das gorduras e glicose.

É uma excelente fonte de potássio, eliminando o sódio e o excesso de água no corpo. E ainda, tem um grande teor de vitaminas B1, B2, niacina, bem como sais minerais, aos exemplos do fósforo e do ferro.

Morango – Seu potencial de produzir antioxidantes é incrível, ajuda a combater os radicais livres de nosso organismo, além de retardar o envelhecimento. Contém ainda antocianinas, que é um ótimo elemento no cuidado da saúde do coração. Seu destaque se dá pelo fato de ser uma fruta pouco calórica, tendo cerca de 4 kcal por unidade.


 


4 verduras que serão suas aliadas


Almeirão –  Possui ferro, bem como as vitaminas C e K. Tem propriedades antioxidantes, e é um ajudante na regulação do sistema circulatório.

Brócolis – Além de ter as vitaminas A, C e K, é um alimento rico em potássio. Seu papel é o de auxiliar no combate da osteoporose, além de ajudar a melhorar a imunidade.

Espinafre – Possui alto potencial de ferro, cálcio e fósforo, além das vitaminas A e B estarem presentes nesse alimento. É um ótimo combatente da anemia, desnutrição, do cansaço, e ainda aumenta nossa energia, bem como melhora a qualidade do sangue. 

Repolho – É rico em vitamina C e antioxidantes, fortalecendo o sistema imunológico.


 


4 legumes para não faltar na sua mesa


Abóbora – Seu valor nutritivo é alto, ajuda na prevenção e recuperação de enfermidades agudas no intestino. É indicada para pessoas de todas as idades por sua fácil digestão. Se sobressai por sua grande quantidade de vitamina A, que é excelente para a visão, além de conservar a saúde de pele e mucosas.

Cenoura - Estão presentes nela a vitamina A e oxidantes. Ajuda na proteção da pele e do sistema imunológico, e é uma aliada na prevenção do câncer do colo do útero e do estômago.

Inhame – Possui um fito-hormônio com o nome de diogenina, responsável por realizar a regulação hormonal. É um auxiliador para tratar a menopausa e a TPM. Sua ação é oxidante, e melhora o perfil lipídico.

Rabanete - Detém alto potencial de desintoxicação, auxiliando na limpeza do corpo com a eliminação de toxinas, e sendo um estimulante do funcionamento do fígado. Melhora o metabolismo, sendo um dos legumes ideais para quem deseja emagrecer.


 


4 cereais para incluir em seu dia a dia

Amaranto – Excelente fonte de proteína vegetal, não possui glúten, e é rico em cálcio, ferro e magnésio.

Seus benefícios são a ajuda na perda de peso que ele traz, além da redução no nível de colesterol.

Arroz – É rico em potássio, ferro e magnésio, auxiliando a equilibrar a pressão arterial, bem como os níveis de colesterol. A dica que damos é a de priorizar os arrozes integral, negro, vermelho e selvagem, por suas altas quantidades de vitaminas, minerais e fibras, já que são menos processados que de outros tipos.

Aveia – Alimento abundante em fibras solúveis, vitaminas E e K, ferro, potássio e fósforo.

Ela diminui os níveis de colesterol, além de abrandar a absorção de açúcares e estimular as células do sistema imunitário. Será responsável ainda por proporcionar a sensação de bem-estar pela presença do triptofano, que é um aminoácido poderoso que o nosso corpo produz, e que aliados com as vitaminas e minerais (responsáveis pela serotonina), regulam nosso humor e apetite.

Quinoa – Tem alto valor biológico, sendo composto por aminoácidos essenciais em quantidade adequada. Se diferencia por ser rica em proteína e fibras, além de ser fonte de ácidos gordos como ómega 3 e ómega 6, cálcio, zinco, ferro, e vitaminas D, E e do complexo B.

Ela faz o papel de favorecer o equilíbrio intestinal, de ajudar no controle de doenças cardiovasculares, do colesterol, hipertensão e osteoporose. Auxilia na diminuição da absorção de gordura, e confere saciedade.


Viu só como é importante manter o corpo saudável por meio de todos os alimentos citados? Garantimos que sua qualidade de vida melhorará muito seguindo todas essas dicas de consumo.


Aproveite para nos seguir em nossas redes sociais e compartilhar essa postagem com seus amigos que tenham interesse pelo tema. Também gostaríamos que se tivesse qualquer sugestão de assunto para que abordássemos, que entrasse em contato conosco que buscaremos te ajudar!


Até a próxima pessoal, e queremos ver todos adotando um novo estilo de vida, ok?