IMPACTO TECNOLÓGICO NO MEIO AMBIENTE E A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

No post de hoje, nós vamos falar sobre um assunto muito importante e super discutido na atualidade, os Impactos Tecnológicos no Meio ambiente e a responsabilidade ambiental.

Atualmente, grandes empresas e indústrias modernas buscam alternativas sustentáveis para a produção de seus produtos e/ou equipamentos, de forma que atenda aos critérios socioambientais estabelecidos por lei, a fim de amenizar o desastre ambiental que, infelizmente, já tomou conta de grande parte do globo terrestre e atinge sociedades, animais e vegetações inteiras. Você já ouviu falar no termo “responsabilidade ambiental”?


RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

No mundo contemporâneo em que vivemos, empresas ambientalmente responsáveis costumam ser vistas com bons olhos e críticas positivas. Isso ocorre porque, em meio a tanta destruição, desmatamento e poluição de reservas naturais, pessoas e órgãos voltados às práticas conscientes e sustentáveis deixam seu lado responsável, inteligente e instruído transparecer.

Sendo assim, o termo “responsabilidade ambiental” nada mais é que ações prudentes por parte de grupos e empresas que têm noção dos riscos que determinada tarefa ou produto pode oferecer ao meio ambiente. Por fim, evitam ou desenvolvem maneiras alternativas para a realização das mesmas, de forma que não prejudiquem o meio ambiente e seus próprios lucros financeiros, fator este que beneficia ambos os lados. 


MEIO AMBIENTE E A TECNOLOGIA

A partir da Revolução Industrial, na segunda metade do século XVIII, a tecnologia passa a ser disseminada em fábricas e indústrias através de equipamentos revolucionários que substituíram a mão de obra humana. Com o crescimento esporádico de grandes fábricas e recursos cada vez mais tecnológicos, quantidades desenfreadas de gases (principalmente o dióxido de carbono, dióxido de enxofre, metano, óxido nítrico e monóxido de carbono) passaram a tomar conta de toda a atmosfera.

Atualmente, além de um conjunto de sistemas, habilidades e técnicas, a tecnologia também é um meio essencial de solução para a poluição e catástrofes ambientais, visto que pode criar produtos sustentáveis que agreguem de forma positiva o meio ambiente. 

Apesar de o seu avanço ter tomado proporções imensuráveis e, atualmente, marcar presença em praticamente todo o globo, a tecnologia formulou a sua vertente ambiental com o intuito de suprir as necessidades do nosso planeta e desenvolver métodos inteligentes para situações que anteriormente eram consideradas como perdidas ou sem solução. 

Um dos exemplos de meios alternativos e sustentáveis desenvolvidos pela tecnologia é a energia do biogás. Veículos, grandes indústrias (como o agronegócio) e diversas fábricas são as grandes responsáveis pelo acúmulo de resíduos e gases tóxicos na atmosfera. A tecnologia, por sua vez, visou saídas inteligentes de produzir um gás que não fosse agressivo ao meio ambiente.


BIOGÁS

O biogás é um elemento capaz de produzir energia renovável. É produzido através da degradação de determinadas substâncias orgânicas, como micro-organismos. Durante o processo de fermentação em que são submetidos, há uma ausência considerável de oxigênio, fazendo com que o biogás emita uma alta concentração do gás metano (CH4), que posteriormente será convertido em eletricidade através de um processo denominado cogeração. 


ENERGIA SOLAR 

A energia solar é mais uma das poderosas fontes renováveis de energia. Esse tipo de fonte é natural, advinda de elementos como a água, vento e o sol. Por apresentarem grandes quantidades na natureza, podem ser facilmente “devolvidas” ao meio ambiente, mas devemos lembrar que esse fator não as torna inesgotáveis. 

O Sol é um elemento muito poderoso e essencial à vida, além de principal estrela do Sistema Solar. Com temperaturas que ultrapassam os 5.500º C e com massa 300 mil vezes mais pesada que a Terra, o resultado não poderia ser diferente: sua radiação formada principalmente por hidrogênio, hélio, oxigênio, ferro, nitrogênio, enxofre e níquel forma quantidades suficientes para manter a vida em nosso planeta Terra. 


ENERGIA HIDRELÉTRICA

A energia hidrelétrica ou hídrica é originada através da massa da água. Basicamente, é formada dentro de grandes usinas hidrelétricas, onde há uma grande concentração de água. A partir daí, sua energia é convertida em energia cinética, até que assuma sua forma elétrica. 

No entanto, a hidroeletricidade, assim como muitas fontes de energia, também possui seus malefícios. No Brasil, grupos de pessoas (especialmente ribeirinhos e indígenas) que vivem em torno de rios e outras fontes de água dependem, muitas vezes, socialmente e economicamente das mesmas. Com o aumento da energia hidrelétrica, muitas empresas acabam “tomando posse” dessas localidades e deixando essas pessoas à deriva.


ENERGIA EÓLICA

Esse tipo de energia é formado principalmente pela força do vento. Sabe aquelas imagens muito comuns com grandes aerogeradores gigantes no meio de vastos campos? São eles os responsáveis pela formação da energia eólica. 

Esses poderosos equipamentos têm cerca de 80 a 120 metros de altura, e são posicionados em parques eólicos, locais onde há grande concentração de vento. Com estrutura formada por um rotor, uma caixa multiplicadora e um gerador, comunicam-se através de cabos subterrâneos, até que alcance seu destino final, seja ele casa, escola ou indústrias.


RESPONSABILIDADE AMBIENTAL INDIVIDUAL

Apesar de atualmente existirem métodos inteligentes e sustentáveis, é imprescindível que nós seres humanos façamos a nossa parte. Além de empresas e corporações, cada pessoa também deve adotar métodos sustentáveis em seu cotidiano. Tarefas como a reciclagem de lixo, não jogar papel, garrafas e latas na rua e óleo de cozinha nos ralos são tarefas que, a primeiro momento, parecem insignificantes, mas que com o tempo fazem toda a diferença para a humanidade. 

Acredite: essas ações nos são repassadas desde pequenos, seja na escola ou por nossos pais e responsáveis. Entretanto, o comodismo e o acúmulo de maus costumes não trabalhados para uma possível melhoria ao longo dos anos acaba fazendo com que muitas crianças, ao chegarem na vida adulta, esqueçam-se do quão importante é o cuidado com o meio ambiente. É o famoso “se não sei, não fiz!”. 

Atualmente, grandes convenções são formadas e pautas debatidas a respeito de métodos a serem tomados para uma possível reversão da poluição ambiental, que vem tomando proporções imensuráveis. Alguns dos principais órgãos nacionais responsáveis pela realização de normas ambientais são o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que juntos operam com o Ministério do Meio Ambiente. 


POR FIM...

Se você chegou até aqui, há grandes chances de ser um adepto e abraçar as causas socioambientais, correto? Agora queremos saber: quais práticas sustentáveis costumam fazer parte do seu cotidiano? Até a próxima! :)