Lifestyle: O que significa?

Ao ouvirmos o termo “lifestyle” é comum que elegância, riqueza e sofisticação sejam elementos associados à essa prática. Há, ainda, os que associem essa palavra a coisas supérfluas ou pejorativas. Mas você sabe qual é o seu verdadeiro significado?

Ao ouvirmos o termo “lifestyle” é comum que elegância, riqueza e sofisticação sejam elementos associados à essa prática. Há, ainda, os que associem essa palavra a coisas supérfluas ou pejorativas. Mas você sabe qual é o seu verdadeiro significado?

Antes de começarmos, é necessário notar que nossos gostos e preferências são construídos de acordo com ações que nos tragam felicidade e bem-estar. Uma corrida matinal, uma sobremesa caprichada depois do almoço ou apreciar o sol num fim de tarde podem parecer atitudes singelas, porém com grande significado na vida dos que adotam essas atividades e inúmeras outras como parte de seu lifestyle.

Com tradução livre ao português, um estilo de vida – ou do inglês lifestyle – engloba atividades, hobbies e lugares que frequentamos, além de preferências por músicas, filmes e séries. Resumidamente falando, refere-se aos hábitos que costumamos adotar no dia a dia.


Personalidade

A partir do momento em que nascemos, nossas personalidades automaticamente começam a ser moldadas de acordo com experiências, vivências e a criação que recebemos de nossos pais ou cuidadores, e tais fatores apresentam influência direta na maneira como iremos sentir, comportar e reagir aos estímulos externos. Com o passar do tempo e a chegada da vida adulta, nossas personalidades já estão completamente formadas, mesmo que ainda tenhamos muito a aprender diariamente.

Durante essa jornada de formação de personalidade, é imprescindível compreendermos quem e o quê somos, tal como reconhecer sentimentos, atitudes e pessoas que nos tornam felizes ou tristes. Seria um equívoco – e dos grandes! – pensarmos que essa jornada de autoconhecimento é uma tarefa rápida e fácil. Conhecer a si mesmo é, muitas das vezes, mais complexo do que entender o próximo. Mas porquê é tão difícil?


Jornada do autoconhecimento

Se você busca alcançar seu equilíbrio interno, desenvolver e atingir de forma plena o autoconhecimento, uma tarefa multidisciplinar deve ser adotada. O que te motiva e o que te desalegra? Muitas das vezes, pessoas que não compreendem o que realmente estão sentindo acabam desmotivadas, sem energia física e psicológica e até perdendo o prazer em atividades antes satisfatórias, pois então “seguindo a maré”.

Além de questionar-se sobre o que te faz feliz e o que te desanima, reflexões mais simples como filmes, estilo de música, comidas e bebidas favoritas também são pontos indispensáveis na busca do autoconhecimento. Vale ressaltar que não existe uma fórmula perfeita de conhecer a si mesmo e atingir sua homeostase mental, e por isso cada pessoa deve explorar esses quesitos da forma que mais lhe agrada e faz sentido.


Categorias de Lifestyle

Por basear-se na rotina de cada pessoa, não existe um lifestyle maior ou melhor que o outro, visto que cada pessoa é única e apresenta gostos, preferências e pontos de vista diversos, e por isso listaremos alguns dos inúmeros tipos de estilos de vida que existem mundo afora. Afinal, cada ser é único e possui sua própria essência, valores e características.


Lifestyle minimalista

Se você é uma pessoa que vive de forma mais “clean” e simples, além de desfrutar dos pequenos detalhes da vida e da liberdade que ela nos oferece, o tipo minimalista pode se encaixar em sua personalidade. Neste, seus adeptos buscam abrir mão de luxo e bens materiais, resultando apenas no que é realmente essencial.


Lifestyle vegano ou vegetariano

Aqui, seus adeptos deixam ou reduzem consideravelmente o consumo de produtos de origem animal e a própria carne em si, além de roupas, cosméticos e outros tipos de itens. No entanto, apresentam características distintas, e é preciso classificar as discrepâncias entre ambos.


Vegetarianismo

Resumidamente falando, uma pessoa adepta ao vegetarianismo estrito não consome nenhum tipo de carne, seja a branca ou vermelha, que incluem bois, porcos, galinhas, peixes e até outros tipos de animais, além de excluírem de sua alimentação alimentos como ovos, laticínios e mel.
Entretanto, dentro do vegetarianismo existem outros tipos de classes, como o ovolactovegetarianismo (a dieta inclui ovos, leites e derivados); lactovegetarianismo (os ovos deixam de ser consumidos, porém leite e derivados permanecem); e ovovegetarianismo (apenas ovos entram na dieta).


Veganismo

Esse estilo de vida vai além de uma “simples” dieta. Aqui, toda a forma de crueldade e exploração animal é repudiada, e além da alimentação, produtos não comestíveis de origem animal (como roupas, calçados e cosméticos) também são banidos.

A principal diferença entre veganismo e vegetarianismo estrito está no vestuário, pois vegetarianos não deixam de utilizar roupas e cosméticos de origem animal, enquanto veganos o banem definitivamente de suas vidas.


Lifestyle car-free

Esse estilo define pessoas que optam por formas alternativas de transporte, a fim de reduzir consideravelmente o uso de carros, motos e afins. Bicicletas, patins, skates e qualquer outra forma que não utilize combustíveis para locomover-se entram na categoria.


Lifestyle de viajantes

Você gosta de viajar, explorar e conhecer novos lugares? Acredito que quase todos gostam. No entanto, almas viajantes são aquelas pessoas que adotam como estilo de vida a busca incessante por novos ambientes. Vivem suas vidas buscando trabalhos e moradias temporárias, de acordo com a cidade em que estão no momento.

Além desses, vários outros tipos de estilos de vida existem mundo afora, e seria impossível tentar classificar todos. Há até mesmo os desconhecidos ou pouco explorados, pois, mesmo que não saiba, cada pessoa tem preferências, gostos e rotinas distintas que enquadram-se num lifestyle.

Se você ainda não identificou ou já até sabe, mas ainda não desenvolveu seu modo de vida de forma ampla, não se desespere! Como dito anteriormente, um lifestyle é desenvolvido e percebido com base no conhecimento.


Por fim...

Qual o lifestyle adotado pela Glück?
Não gostamos de classificar com exatidão qual estilo de vida levamos ou oferecemos para as pessoas. Adotamos, diariamente, ações que transmitam bem-estar e prazer, além de formas mais naturais de viver a vida, inclusive por meio de nossos copos térmicos, e também queremos te inspirar!
Que tal começar sua jornada de autoconhecimento identificando sua cor favorita através dos nossos copos? No site da Glück BR você encontra um leque de variedades e cores. Quando escolher, conta pra gente. Sua opinião faz toda a diferença à nossa equipe! Até a próxima. :)