ODS: O que é e quais os seus benefícios para o nosso planeta?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ser divididos em quatro setores, são eles os setores sociais, ambientais, econômicos e institucionais. O setor social está relacionado às necessidades e direitos humanos , como a saúde, a educação...

Você já ouviu falar sobre a ODS? A sigla ODS significa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essa sigla trata sobre uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas com a pauta de desenvolvimento sustentável, fato que aconteceu no mês de setembro de 2015.


Esse desenvolvimento tem como visão atender as necessidades do presente em que vivemos, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de continuarem com as mesmas atitudes e pensamentos ecologicamente e socialmente corretos. Para que os objetivos sejam alcançados, foi tomada como base a harmonia entre três principais elementos: inclusão social, crescimento econômico e a proteção ao meio ambiente. Sempre, em todos os objetivos e metas, esses três componentes devem seguir juntos!


Essa agenda é composta por 17 objetivos e 169 metas, pensados e planejados, com o intuito de serem realizados até o final de 2030, visando à construção social e a implementação de uma política pública que visa guiar a humanidade por um novo caminho. Os objetivos que fazem parte da ODS foram estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas), todos pensando em cinco principais perspectivas: pessoas, planeta, paz, prosperidade e parceria, sendo esses, temas extremamente fundamentais para um bom desenvolvimento humano.



Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ser divididos em quatro setores, são eles os setores sociais, ambientais, econômicos e institucionais.

O setor social está relacionado às necessidades e direitos humanos , como a saúde, a educação, a justiça e a luta pela melhoria da qualidade de vida.

Já quando o assunto é ambiental, os objetivos são tratados sobre a preservação ambiental, sobre a sustentabilidade, com ações que prezam pela proteção do ecossistema, objetivos que vão da reversão do desmatamento e das queimadas, até a defesa da vida terrestre e marinha. Que focam no uso consciente dos recursos que a natureza nos oferece, que buscam medidas eficazes contra os efeitos climáticos causados pela poluição gerada nos dias de hoje.

O setor econômico trata sobre a escassez dos recursos naturais, consumo de energia, e direitos iguais para todos.

E por fim, não menos importante, temos o setor institucional, que discute a capacidade dos países colocarem em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.



Conheça os objetivos!


Objetivo 1. Erradicação da Pobreza

Esse objetivo tem a finalidade de extinguir a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares.


Objetivo 2. Fome Zero e Agricultura Sustentável

Acabar com a fome no mundo, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover uma agricultura sustentável.


Objetivo 3. Saúde e Bem-Estar

Assegurar que todos tenham uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, de forma igualitária e inclusiva, em todas as idades.


Objetivo 4. Educação de Qualidade

É fundamental que toda criança, adolescente ou adulto tenha uma educação de qualidade, um ensino inclusivo, equitativo e de qualidade, promovendo sempre as oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.


Objetivo 5. Igualdade de Gênero

Um dos principais objetivos para um bom desenvolvimento sustentável é garantir a igualdade entre os gêneros. Empoderar sempre os gêneros que mais sofrem preconceito e descriminação, promovendo que os privilégios e benefícios sejam igualitários para todos.


Objetivo 6. Água Limpa e Saneamento

Garantir que todos tenham direitos básicos como água potável. Disponibilizando e manejando de maneira sustentável e renovável para toda a população.


Objetivo 7. Energia Limpa e Acessível

O objetivo tem a responsabilidade de garantir energia com baixo custo e acessível para todos. Energia elétrica confiável, sustentável e renovável.


Objetivo 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Responsável por promover um crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável. Garantindo que todos tenham um emprego decente, pleno e produtivo, que permita uma vida independente e com direito às necessidades básicas que todo ser humano merece e necessita.


Objetivo 9. Inovação Infraestrutura

Garantir que as infraestruturas sejam resilientes. Promover a Industrialização inclusiva e sustentável, sempre incentivando a inovação.


Objetivo 10. Redução das Desigualdades

Reduzir as desigualdades dentro do país, entre classes, gêneros, etnias, também entre os próprios países.


Objetivo 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis

Garantir para toda a população, um local para vivência que assegura direitos básicos. Cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.


Objetivo 12. Consumo e Produção Responsáveis

Esse objetivo tem como visão, garantir e assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Assegurar que todos recebam de maneira igual e que não haja um excesso na hora do consumo.


Objetivo 13. Ação Contra a Mudança Global do Clima

Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.


Objetivo 14. Vida na Água

Com o grande nível de poluição na vida marinha, foi necessário criar um objetivo que conscientizasse sobre a conservação e o uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para um desenvolvimento sustentável.


Objetivo 15. Vida Terrestre

Devido à poluição e aos desmatamentos, é de extrema importância que a vida terrestre seja protegida. Procurar recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres. Lutar para conseguir conduzir de forma ecológica e sustentável as florestas de todo o planeta. Combater e desertificar, deter e reverter os danos causados à terra, e garantir a recuperação da biodiversidade.


Objetivo 16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Promover uma sociedade pacífica e inclusiva, que se alia ao desenvolvimento sustentável, proporcionando o sucesso à justiça para todos e construir instituições sólidas e eficazes, responsáveis pela inclusão social em todos os níveis.


Objetivo 17. Parcerias e Meios de Implementação

Garantir que os meios de implementação e revitalização sejam fortalecidos em parceria global para o desenvolvimento sustentável.



Esses são os famosos 17 objetivos que fazem parte da ODS. Os objetivos começaram a ser implementados no dia 1º de janeiro de 2016 e devem ser cumpridos até o dia 31 de dezembro de 2030. Ainda que não sejam uma obrigação legal, esses compromissos foram assumidos por 193 países de todo o mundo, países que participam da ONU (Organização das Nações Unidas), que voluntariamente se comprometeram com a Agenda 2030.


Essa é a ODS e esses são todos os benefícios que ela garante para o nosso país em todos os âmbitos, sejam eles quais fora... Esperamos que tenha gostado! Compartilhe