Os 10 benefícios encontrados ao andar de bicicleta

A bicicleta é um veículo muito popular pelos brasileiros pela questão de sua fácil locomoção, mas também, procurada pelos que gostam de manter em dia os bons hábitos de saúde, aquelas que curtem longas pedaladas para ter o lazer + corpo saudável!

Dessa forma, a Glück, que se preocupa com o seu bem-estar físico e mental, traz uma lista com os motivos de você também precisar começar a ter esse bom hábito.


1 – Previne doenças



Andar de bicicleta é um ótimo recurso para a prevenção de diabetes, e isso ocorre pela atividade propiciar um controle em nossos níveis glicêmicos. Estar em cima de duas rodas também provoca a liberação de endorfina, que nos traz a sensação de prazer.

Outro ponto favorável da prática se relaciona com a pressão arterial, pelo fato de que enquanto a pessoa está pedalando, os vasos sanguíneos são ativados, com isso, eles são exercitados e fortalecidos, o que faz reduzir o trabalho do coração, bem como as chances de se adquirir a hipertensão.


2 – Fortalece a imunidade



Em tempos de doenças surgindo cada vez mais, ao exemplo da Covid-19, ter um sistema imunológico saudável é tarefa mais que primordial, e a bike traz isso.

Ela estimula positivamente no metabolismo das pessoas, bem como produz substâncias positivas e elimina as negativas, o que resulta em um grande aumento da capacidade de ação do organismo no geral, junto com a imunidade.


3 – Faz com que criemos mais amigos para a vida cotidiana

Quando se anda de bicicleta, consequentemente se aumenta as amizades que criamos, tendo em vista que ela não precisa e nem deve ser uma ação individual, já que uma pessoa pode motivar a outra para que possa ir mais longe e vencer seus próprios desafios internos.

E o mais legal é que há muitos grupos de ciclistas amadores por aí, podendo que escolha a galera que mais tenha a ver com a sua personalidade, a que mais acredita que possa levar a se desenvolver melhor pelo astral transmitido.


4 – Auxilia no emagrecimento



Muitas pessoas estão insatisfeitas com os seus corpos, e a prática da bicicleta ajuda na eliminação dos famosos quilinhos indesejáveis. Isso ocorre por seu metabolismo estar sendo ativado constantemente quando os colocam para serem movimentados ativamente, queimando as gorduras sobrantes.


5 – Veículo econômico

Como sabemos, os preços dos combustíveis estão pra lá de elevados, e nada melhor do que ter uma opção econômica, cômoda e prática para o nosso cotidiano, não é mesmo?

Com ela você não precisará pagar combustível, bem como se preocupar em pagar impostos, nem mesmo multas e licenciamentos. Somado com esses fatores, seu custo de manutenção é baixíssimo quando a comparamos com carros e motos.


6 – Auxilia no aumento do fôlego e na capacidade pulmonar

Praticar qualquer exercício físico já consome muita energia, e quando se está sobre duas rodas então, nem se fala... É nesse momento que precisamos controlar a respiração, e esse fenômeno acontece para que nosso corpo consiga ficar confortável quando se pedala, sem que esteja sobrecarregado. Num prazo maior, a capacidade pulmonar se expande pelo ato de inspirar e expirar de forma controlada.

E dispor de um bom fôlego não é benéfico apenas para a prática de se andar de bicicleta, se faz positivo também para as atividades que exercemos em nosso cotidiano, já que a respiração é responsável pela oxigenação do cérebro, bem como por aumentar a capacidade da concentração e do foco.


7 – A resistência muscular aumenta



Com o grande esforço físico realizado para se pedalar, ao longo do tempo e tendo persistência, é capaz de se notar mais firmeza muscular e definição, ganho de massa dizendo de forma mais abrangente, com maior foco nas pernas e nos tornozelos. Então não tem mais desculpas para evitar a prática, hein?

Entretanto, não são só as partes inferiores que são beneficiadas, outras também são, pelo fato das fibras musculares do corpo todo serem ativadas, podendo contrair, relaxar e se expandir o tempo todo.


8 – Libera naturalmente as substâncias tóxicas do organismo

A partir do momento que se anda de bicicleta, o corpo produz muito suor, controlando o aumento da temperatura corporal no momento da atividade física. Isso ocorre pois no momento do suor evaporar, é levado consigo várias toxinas, além de substâncias prejudiciais ao organismo, nas quais podemos citar os radicais livres.

Tais componentes fazem muito mal para a saúde, e o seu acúmulo pode levar para o desenvolvimento de câncer, bem como doenças malignas. Então, ao pedalar, você consegue se divertir e purificar o corpo.


9 – Pode melhorar as noites de sono



Essa vai para quem tem insônia ou demora para conseguir dormir. Quando se pedala, o ritmo cardíaco trabalha de forma mais sincronizada, e ainda diminui de forma significativa o cortisol, que é o hormônio do estresse, sendo ele justamente o vilão de uma boa noite de sono.


10 – Estimula para um melhor funcionamento do intestino


Se seu intestino é desregulado, pedalar pode ser uma ótima alternativa para se mudar isso, pois essa atividade trata-se de um exercício aeróbico, usando dessa forma diversos grupos musculares, além de estimular a contração dos músculos do intestino, por causa da respiração e ritmo cardíaco que ficam mais acelerados.


Conselho da Glück

Só recomendamos que respeite os limites de seu corpo, não abusando de seus próprios limites nessa atividade física, assim como é indicada essa boa prática para todas as outras.

Percebeu que passou um pouco da conta e começou a sentir dores no corpo? Procure um médico para que ele possa lhe dar um melhor diagnóstico sobre o caso.


Se você gostou desse nosso conteúdo, aproveite para nos seguir nas redes sociais e compartilhar a nossa página com seus familiares e amigos, que com certeza vão adorar!

Para sugestões de temas que gostaria que fossem abordados, nos mande uma mensagem que faremos questão de atender o seu pedido da melhor forma possível!

Até a próxima!