Os oito pratos mais saborosos do mundo

E aí, ta com muita fome agora? Se estiver, já adianto que o assunto de hoje provavelmente vai fazer sua barriga roncar. Prepara um lugar na mesa e vem conferir quais são os oito pratos mais gostosos e cobiçados do mundo inteiro!

E aí, ta com muita fome agora? Se estiver, já adianto que o assunto de hoje provavelmente vai fazer sua barriga roncar. Prepara um lugar na mesa e vem conferir quais são os oito pratos mais gostosos e cobiçados do mundo inteiro!


1 – POT-AU-FAU, França
Eu sei que você tentou fazer o biquinho pra pronunciar essa palavrinha francesa. Na tradução livre ao português, significa nada mais que a tradicional carne de panela, muito comum na culinária brasileira. Na França, o pot-au-fau recebe ingredientes especiais do país, com várias especiarias e vegetais, que incluem cenoura, agrião, salsinha, cebola, batata e vários outros. Lá, é comum que tenha muito caldo (é carne de panela ou sopa?!)


2 – GOULASH, Húngria
Estudos indicam que o prato tradicional da Hungria foi inventado por volta de 1800, no século XVIII. O Goulash é um guisado recheado com carne, cebola roxa e vermelha, legumes e especiarias, principalmente muita canela. O interessante é que lá, durante os toques finais, é comum que a canela seja lentamente cozida, junto com a carne. O grand finale costuma ser umas pitadas de páprica e pimenta.
É uma das receitas mais antigas e tradicionais do país e, na época, foi inventada por húngaros que buscavam incrementar particularidades da identidade de seu país, a fim de estabelecer parâmetros entre pessoas pertencentes ao Império Austro-Húngaro.


3 – LOCRO, Argentina
O Locro é um prato mais que típico dos nossos queridos “hermanos”. Nada mais é que um ensopado com feijão, milho, abóbora e pedaços de carne, além de ervas e especiarias pra dar um complemento. É muito comum, também, encontrar ou pedir um Locro no Equador e no Peru para o almoço ou janta. Será que dá pra matar a fome?


4 – BIFE À PARMEGIANA, Brasil
Não bastava incrementar sabores de pizza salgada ou criar a doce, com muito chocolate... tivemos que ir além, até descobrirmos que colocar muito (MUITO) queijo e molho de tomate em cima do bife é uma boa ideia. Só podia ser do Brasil, né?
O bife à parmegiana é preparado com bifes (geralmente, contra-filé), que são previamente temperados em ingredientes secos, como a farinha de trigo ou de rosca, misturada com sal, e depois recebe um “banho” com a mistura.
Depois, basta fritar e colocar numa travessa ou assadeira. Adiciona bastante presunto e mussarela por cima e camadas de molho bem vermelhinho e tá quase pronto. Agora só falta levar ao forno pro queijo derreter bem! Como uma cerejinha pra esse “bolo”, você também pode adicionar orégano se preferir.
O tradicional bife à parmegiana é um prato muito comum e apreciado por nós brasileiros, e tem suas raízes na cidade de Parma, na região de Emilia-Romagna, na Itália. Lá, comumente encontra-se berinjela com muito queijo gratinado e até molho... te lembra algo? A gente só adaptou, e cá entre nós, mas o jeitinho brasileiro deixa tudo melhor. :D


PRA ADOÇAR A VIDA...
Já comemos coisas salgadas demais. Tá na hora de adoçar a boca com as quatro sobremesas mais gostosas do mundo!


1 – TIRAMISU, Itália
Criada na Itália, o termo significa “me levante” ou “me pegue”, em tradução livre ao português. O tiramisu é um bolo suculento e lindo por dentro e por fora, preparado com ovos, queijo mascarpone, açúcar, rum, cacau ou chocolate raspado e conhaque. Pouca coisa, né? Quem diria que tanto ingrediente aleatório formaria um dos doces mais cobiçados ao redor do planeta! Algumas pessoas costumam dizer que o tiramisu tem um gosto peculiar de café expresso, enquanto outros sentem uma explosão de chocolate.


2 – BAKLAVA, Turquia
Por favor, diz pra mim que se você já foi à Turquia, acabou provando esse docinho dos deuses turcos! Ou seriam gregos? Há quem diga que a Baklava foi inventada há muitos séculos na região da Antiga Grécia. A sobremesa tem como ingrediente chave o mel, que é embebido numa mistura de xarope de açúcar, suco de limão e água. Pode apresentar formas e tamanhos diferentes, como em espirais, rolos e até formato de diamante! É comum adicionar frutos secos, avelã, nozes ou pistache na mistura.


3 – CHURROS, Espanha
Eu sei que você pensava que era mais uma invenção maravilhosa do Brasil... até pouco tempo eu também achava, mas não é. O churros é uma mistura de água, sal, margarina e farinha de trigo. Quando pronta, a massa é frita e posteriormente polvilhada no açúcar e/ou canela em pó. O recheio é à gosto: desde doce de leite até nutella, brigadeiro ou chocolate tradicional. Seja a versão brasileira ou espanhola, o churros é, com certeza, um dos doces mais amados do nosso país! Vale lembrar que é muito comum adicionarmos ingredientes extras, como M&M, granulado e afins.


4 – BRIGADEIRO, Brasil
Pode encher o peito e falar com orgulho que esse queridinho pertence inteiramente ao território brasileiro! Na década de 40, mais especificamente em 1946, a doceira Heloisa Nabuco de Oliveira decidiu misturar leite condensado, manteiga e chocolate e levar ao fogo, posteriormente enrolando em pequenas bolinhas. Mal ela sabia que havia acabado de criar uma das maiores beldades da culinária brasileira! Atualmente, existem diversos tipos de brigadeiro, como os gourmet. Foram adaptados com vários sabores, desde os com nozes até os de paçoca, amêndoa e meio amargo.


DE BARRIGA CHEIA

A comida vai além de um simples estímulo quando nosso organismo sente fome e transmite isso através de contrações no estômago, (a comum “barriga roncando”). Nosso paladar é extremamente sensível e inteligente, cheio de terminações nervosas capazes de até mesmo alterar nosso estado de humor, seja para triste ou feliz. As papilas gustativas são as principais responsáveis por tudo isso e, assim que o alimento é levado à boca, elas começam a entrar em ação, identificando mistura de sabores, temperos, acidez ou uma doce suavidade de comidas açucaradas. Ah, elas também são tão inteligentes que conseguem sentir o equilíbrio perfeito entre o sal e o doce de alimentos agridoces, como a cenoura.


Mas agora a gente quer saber... você é team salgado ou doce? Conta pra gente qual sua receita favorita!