Os problemas sociais enfrentados em sociedade e seus malefícios

Dentre alguns dos vários problemas sociais que enfrentamos no Brasil, podemos citar as toneladas de copos descartáveis que as pessoas se desapropriam.

E apesar dessa problemática ser muito difundida nos veículos de comunicação, infelizmente está longe de chegar ao fim, visto que muitas pessoas não sabem dos malefícios que essa ação causa na natureza. 

Outras até sabem, entretanto preferem continuar na ignorância e continuar com essa infeliz atitude.

Para se ter uma ideia, os copos descartáveis só se decompõem depois de 400 anos, como informa a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe). Trazem estragos ambientais irreversíveis.

A gravidade da situação é tanta, que o Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (SELURB), revelou que se descartam mais de 30 mil resíduos plásticos por dia no país.

 



Se informa que desse montante, 3.900 referem-se aos copos plásticos. Correspondem à 13% desses ítens que se tornam lixo por dia no Brasil.

Tais dados fazem do país um dos grandes vencedores quando o tema é polímero, e alcançando a triste marca de ser o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo.

Outro ponto levantado pela Abrelpe, é que descartar lixos de forma indevida, pode resultar na extinção dos oceanos.

Consequentemente, culmina também na morte das várias espécies marítimas, que não sabem diferenciar o lixo plástico dos alimentos, e assim o consome.

O relatório da World Wide Fund for Nature informa que o volume de plástico que chega aos oceanos anualmente é de aproximadamente 10 milhões de toneladas.

E traz um dado que preocupa: 85% dos animais que ingeriram lixo nos mares são espécies que correm o risco de serem extintas.

50% de todos os animais da pesquisa ingeriu algum tipo de plástico.

Diante de todas essas negativas, o sócio da Glück, Marlos Almeida, opina sobre o assunto:

“o impacto ambiental provocado pelo descarte de copos plásticos prejudica de forma demasiada o meio ambiente e isso torna as políticas de redução do uso extremamente necessárias e urgentes”.

 



Entretanto, existe uma solução para resolver/amenizar tal impacto, e se concentra na ampliação do uso dos copos reutilizáveis.

Eles são tão eficazes, que teriam o poder de diminuir em até 80% do descarte de plástico.

O motivo disso se relaciona com a frequência de seu uso, que gera aumento, e sem que se descarte, visto que se pode lavar os copos não descartáveis por até 4 vezes. Evitando que se descartem grandes quantias.

Apesar de todos esses benefícios, se esbarra no dilema de que o consumo de copos reutilizáveis não se tornou popular no Brasil.

Com isso, é mais difícil reduzir os problemas ambientais, como Almeida diz:

“Apenas uma pequena parcela da população tem essa consciência, do quanto o uso de plástico descartável é prejudicial ao longo dos anos para o meio ambiente e para os animais marinhos”.

Por isso, movimentos midiáticos precisam existir como forma de alertar a população dos malefícios para a natureza de se descartar lixos recicláveis em locais não permitidos.

É uma tarefa que requer empenho e dedicação para que possa ter melhorias e resultar em benefícios na vida da população.

Como cidadãos, devemos cobrar das autoridades para que tomem medidas precativas, com a finalidade de que a situação não se alastre ainda mais.

Outros problemas sociais além dos copos descartáveis desapropriados

Faz parte do convívio em sociedade projetarmos melhorias que atinjam a esfera social e que possam facilitar a vida das pessoas. Podemos elencar outras situações além do descarte de copos descartáveis. 

A infinidade de calçadas esburacadas que dificultam a mobilidade de idosos e cadeirantes é uma delas. Já pensou em como a liberdade delas de ir e vir é dificultada por essa questão? Em como se sentem inseguras cada vez que precisam realizar aquele trajeto do cotidiano?

Muitas precisam contar com a boa vontade de outras pessoas para chegarem aos seus destinos, perdendo um tempo precioso em que poderiam estar descansando em suas casas.





E aquelas que não dispõem de saneamento básico próximo de suas residências? Que vivem em situações subhumanas, sem qualquer perspectiva de melhora? Muitas dessas são invisíveis aos olhos da sociedade e dos órgãos públicos.

Sem contar que são mais suscetíveis a desenvolverem doenças por essa falta de zelo, ao exemplo da leptospirose, que tem como seus principais transmissores os ratos urbanos, que contaminam a água por meio da bactéria Leptospira, estando na urina deles.

Outra desvantagem da falta de saneamento básico está no fato de agravar epidemias, como a Zika, Dengue e Chikungunya, pelo fato de o mosquito Aedes Aegypti, que é um dos causadores dessa situação, conseguir se ploriferar com uma maior facilidade

Portanto, se for analisar cada um desses problemas de maneira individual, notará que cada um deles impactará toda uma comunidade, fazendo com que o país não se desenvolva adequadamente quanto ao seu PIB, e nem que elas possam ter uma condição de vida melhor.

Por isso que é importante estudar, ampliar nossas visões de mundo em diferentes assuntos, pois dessa maneira somos capazes de opinar melhor diante de cada situação que enfrentamos individualmente ou em grupo, sabendo a quem recorrer e de que forma fazer isso.

Dessa maneira, viu alguma situação irregular em seu bairro e que esteja atrapalhando no cotidiano das pessoas? Comunique-a para os órgãos de imprensa por uma mensagem escrita ou telefonema, que dessa forma as autoridades estarão mais propícias à serem pressionadas e consequentemente, com mais chances de resolverem a situação.

Existem ainda diversas outras maneiras desses relatos acontecerem. Caso tenha um blog, por exemplo, escreva sobre essas questões para que outras pessoas possam ter acesso, e compartilharem também as situações que presenciam no dia a dia.

É uma chance de conscientizar muita gente, já que a internet é acessada por muitas pessoas e consegue armazenar muita informação e conteúdo de qualidade, ainda mais quando o criador de conteúdo profissional ou amador sabe daquilo que está falando e como usar sua voz/escrita para chegar na vida de outras pessoas com eficiência.

Postar em sua rede social e pedir para que as pessoas compartilhem o post para chegar em mais pessoas é também um ótimo recurso...

O que não dá é para ficar parado e esperar que a situação se resolva por si, pois isso nunca acontecerá.