Reciclagem ou Reutilização: existe diferença?

A resposta é: Sim e nós da Glück vamos te mostrar agora mesmo! Nosso planeta está passando, nos últimos anos, por uma crise ambiental muito grave e extremamente preocupante.

Reciclagem ou Reutilização: existe diferença?


A resposta é: Sim e nós da Glück vamos te mostrar agora mesmo!


Nosso planeta está passando, nos últimos anos, por uma crise ambiental muito grave e extremamente preocupante. Atualmente, nossa sociedade está sentindo de forma mais severa as consequências das devastações feitas ao longo de todos esses anos. Aquecimento global, efeito estufa, derretimento das geleiras, tempestades, mudanças climáticas são alguns dos resultados diretos que estamos sofrendo nos dias de hoje.

Mas o que podemos fazer para ajudar a amenizar essas sequelas? Bom, obviamente há muito o que ser feito, educação ambiental nas escolas seria perfeito, por exemplo, assim a criança já cresce sabendo do que é super evidente: a importância da preservação do meio ambiente. Além do mais, várias práticas podem ser feitas de forma simplificada mas com grande relevância para a preservação do meio ambiente:


Economize água: parece simples - e é! Mas pequenos atos como desligar a torneira enquanto escova os dentes, tomar banhos rápidos, reutilizar água da chuva e da máquina de lavar para jogar nas calçadas, além de economizar na conta, já é de grande ajuda! Imagina se todo mundo resolve fazer isso também?!


Evite utilizar o carro: sempre que puder, faça seus caminhos a pé ou de bike! Além de ser benéfico para a saúde, você poderá conhecer lugares e paisagens da sua cidade que talvez nem desse atenção por passar rápido de carro. Procure utilizar também o transporte público, dessa forma, quanto menos carros em circulação, menos gás carbônico é eliminado no nosso ar (gás esse que acelera e intensifica o aquecimento global em nosso planeta).


Ainda que seja um assunto em alta, a ideia de reciclagem e reutilização ainda estabelece muitas incertezas no que diz respeito às suas diferenças. Afinal de contas, qual a diferença entre reciclar e reutilizar? Ou melhor, qual das opções é a mais sustentável? Nesse quesito, vale ressaltar que mesmo com suas diferenças, os dois procedimentos são amplamente significativos em suas colaborações para o meio ambiente. O propósito final é o mesmo: diminuir a quantidade de resíduos e a utilização de recursos naturais.


Quando estendemos a vida útil dos diversos objetos, utilizando tanto a reciclagem quanto a reutilização, estamos cumprindo o papel principal de restringir a consumação de energia e matéria-prima para a confecção de novos produtos.


Mesmo que pouco divulgada, a distância entre os dois procedimentos é super descomplicada.


Confira suas definições, compreenda cada um deles e veja qual é mais viável para inserir no seu dia a dia!


Reciclar: reprocessamento e produção de novos materiais
Quando usamos a ideia de reciclar um produto, logo pensamos em modificá-lo para algo novo. Dessa forma, a questão aqui é “re-ciclar”, ou seja, incluir o material em uma nova sequência de fabricação.
Isso pressupõe a reutilização de um item com o propósito de elaborar outro produto útil. Seguindo essa lógica, podemos usar como exemplo os pneus, que são reciclados e se tornam compostos para asfalto, por exemplo.
Dentre os lixos recicláveis por outros processos estão também vários tipos de papel, metal, vidro, tecido, plástico e mesmo componentes eletrônicos.
Todo o processo de modificação desses materiais minimiza o desperdício, colaborando para a diminuição da consumação de matérias-primas e energia e a poluição dos recursos naturais, além da emissão de gases de efeito estufa. O processo, assim, é muito mais sustentável — e econômico — do que começar um novo ciclo de produção.
Basicamente, a reciclagem consiste em separar e recuperar um material ou produto que já foi utilizado, transformá-lo em matéria prima novamente e incorporar em outro processo produtivo.


Reutilizar: produto usado não é lixo
O reaproveitamento de um material, por outro lado, dispensa o reprocessamento: aqui, o item não é modificado em um novo produto, mas pode ser reutilizado em várias outras probabilidades de uso.
Ao reusar um objeto, você pode aplicá-lo novamente na mesma função - ou não, combatendo o desperdício. Dessa forma, papéis usados podem se transformar em blocos de rascunho, móveis podem ganhar novas funções, garrafas podem se tornar objetos de decoração, etc.
Por exemplo: Caso esteja sem uma garrafa térmica, o copo de plástico que você bebe água, pode ser utilizado várias vezes durante o dia. Não há necessidade de jogá-lo fora no primeiro uso.
Ainda que não contribua de forma ativa para a questão dos resíduos, como a reciclagem, a reutilização favorece enormemente para a gestão do lixo, reaproveitando uma matéria-prima que seria simplesmente rejeitada em lixões, aterros ou queimada.
O processo contribui, ainda, para restringir a exploração de recursos naturais empreendida para a produção de novos materiais.
Neste caso, o produto é utilizado mais de uma vez, independente de ser na mesma “função” ou não.


Dica extra!
Upcycling: já ouviu falar no conceito?


Agora que você já conhece a diferença entre as definições mais conhecidas de reciclagem e reutilização, há outro conceito menos conhecido, mas não menos importante: o de upcycling.
O Upcycling ou reutilização "para cima", também conhecido como reutilização criativa, é o processo de uso de produtos, resíduos, peças aparentemente inúteis na criação de novos produtos, sem desintegrar a peça, numa função diferente da qual o produto ou partes dele foram inicialmente projetados. ?
Desta forma, materiais do nosso uso cotidiano como fitas cassetes, sapatos velhos e embalagens de comida são submetidos a processos físicos e químicos para promover a valorização do material, aproveitando o item em sua totalidade ou o máximo possível dele.
Assim, é possível valorizar o valor de produtos aparentemente inúteis, o upcycling, ao contrário da reciclagem, pode reaproveitar todo o material e não utiliza energia para destruí-lo e então transformá-lo em um item novo.


Curioso não?!


Reciclar e reutilizar não são formas de destinação concorrentes!
Reciclagem e reutilização não são formas concorrentes de descarte! Muito pelo contrário! ! Os dois andam de mãos dadas e são formas complementares de serviço que devem ser otimizadas principalmente logística e tecnicamente. Concebido para integrar de forma vantajosa formas adequadas de eliminação de resíduos. Permitindo-lhes obter uma ótima gestão e utilização de resíduos, criando benefícios ambientais, sociais e econômicos.


Seja consciente, faça a diferença, seja Glück!
Siga nossas redes sociais.