Seja mais saudável!

Listamos alguns passos para te ajudar nessa missão de ser mais saudável!

Passos simples para entrar na dieta de maneira saudável

Há muitas pessoas que ao entrarem numa dieta, seguem passos mirabolantes para chegarem ao objetivo de emagrecer: deixam de comer, retiram totalmente o carboidrato ou proteína da alimentação... 

Sendo que essa é uma atitude totalmente equivocada, pois o nosso corpo precisa de variedades de nutrientes para que possa funcionar bem por completo.

Muitas delas até conseguem emagrecer momentaneamente seguindo essas atitudes incorretas, porém acabam engordando novamente, justamente por esse motivo de não ser eficiente ao longo prazo.

Dessa forma, listamos alguns passos para te ajudar nessa missão do emagrecimento, entretanto de forma responsável e saudável. Vamos lá?

1 – Anote tudo o que for comer e beber durante o dia

Quando você anota o que come ou bebe durante o dia, bem como a quantidade disso, consegue identificar os seus erros alimentares, e posteriormente corrigi-los.

Incluem-se também nesse aspecto: o horário em que for comer, em que parte do dia a sua fome é maior... Tudo o que possa servir de auxílio durante o processo.

O tempo em que você terá que seguir com essas anotações é de 5 ou 7 dias, pois assim conseguirá entender as variações de sua semana e notar se teve algum progresso ou regressão durante esse período.

Outro dado importante de se frisar está no fato do que te fez comer mais: aumento de apetite em algum horário em específico durante vários dias, ansiedade por causa da correria do dia a dia, descontando na comida... Tudo isso deve ser levado em consideração aqui. Assim você poderá ir moldando melhor a sua dieta com os pontos identificados.

Além de que, com o término dessa medida, irá perceber alguns excessos que por muitas vezes passam despercebidos em nossa rotina, com falas ou pensamento do tipo ‘’Puxa vida, no dia X comi 2 pães, poderia ter comido apenas 1 que já me satisfaria’’. Ou então, ‘’Coloquei muito açúcar no chá, mas sei que se colocasse em menor quantidade não me faria tanta falta’’.

2 – Hábitos diários para seguir 

Uma das coisas que você precisa saber para não ficar com fome durante o dia, é que o café da manhã precisa ser muito próximo da hora em que se acorda.

Somado a isso, é necessário que acrescente uma fruta para depois do café da manhã, pelo fato que com essa simples postura, você não terá vontade de comer outros alimentos, como pães.

Já para antes do horário do almoço, é indicado se fazer um lanche, podendo ser um iogurte, suco de fruta ou também uma fatia de queijo. A regra é não chegar na hora do almoço com fome!

Se você come fora de casa, é aconselhável evitar comer as entradas, aos exemplos de queijinho, azeitonas ou pãozinho com azeite. Esses alimentos não te farão comer menos como se imagina.

Um dos hábitos que muitas pessoas esquecem, mas que não deveriam, é parar para fazer o lanche da tarde. Portanto, não fique tanto tempo sem comer nada, consuma uma fruta, tome um suco natural sem açúcar, um iogurte natural... Qualquer alimento que seja capaz de lhe trazer saciedade durante essa faixa horária.

Um ponto muito importante é que se for jantar muito próximo do horário de dormir, precisará reduzir um pouco a quantidade de comida consumida, ou então optar por aquelas que sejam de fácil digestão, aos exemplos das sopas e grelhados.

3 – Pare, ou pelo menos evite de consumir o que faz mal para o seu corpo

Alimentos fritos são tentadores para muita gente, mas são extremamente necessários que não sejam consumidos para o bem de sua saúde e dieta.

Eles são muito difíceis de serem deixados de lado numa primeira tentativa, mas com o passar do tempo, verá como esse mau hábito é possível de ser combatido.

O mesmo vale para alimentos congelados: lasanhas prontas, pizzas... Que em geral possuem muito sódio, conservante, e não trazem valor nutricional de qualidade algum.

Essas medidas não precisam de ser tomadas de uma vez, basta que escolha o que for mais fácil de se fazer, e dessa forma evoluindo aos poucos.

O que precisa ficar claro apenas é que essa atitude de se alimentar bem precisa ser feita todos os dias, não podendo consumir tudo o que veja pela frente em um único para não atrapalhar os seus objetivos.

Então, pintou aquela vontade de comer doce durante o dia? Troque por uma fruta, pois elas possuem alto poder de saciedade, inibindo a vontade de consumir outras coisas que estejam fora da dieta.

Se a vontade for extrema, e não for possível a substituição, opte apenas por um pedaço pequeno, para que não lhe atrapalhe seus objetivos.

4 – Se puder combinar a boa alimentação com exercícios físicos, melhor ainda

A prática de exercícios físicos como já se sabe, é benéfica além da estética, para a saúde.

Por isso, vale a pena fazer uma caminhada ao ar livre, praticar musculação, natação... E o mais positivo nisso tudo é que há muitos relatos de melhora na postura das pessoas quando se pratica essas atividades.

Os músculos ficam mais fortalecidos, a disposição aumenta, tornando o seu dia a dia muito mais produtivo e saudável.

Potencializando tudo isso com uma boa alimentação, aí é que os resultados aparecem com mais intensidade mesmo, tanto externamente, na parte física da pessoa, quanto na parte interna, com ela se sentindo muito mais feliz e saudável.

Com esses 4 passos, é muito mais fácil de você conseguir entrar na dieta com saúde e de forma eficaz, sem que se perca pelo meio do caminho e volte a cometer os mesmos erros.

Esperamos que tenham gostado ?