Tchau, ansiedade!

Saiba mais sobre os sintomas e como combater

Na medida em que os anos passam, acumulamos funções na vida cotidiana. Podemos citar como exemplo os estudos, trabalho... Tudo isso contribui para ocupar boa parte de nosso dia.

Somado com esse tempo gasto, há também preocupações costumeiras que as pessoas carregam consigo: ''Tenho que entregar tal trabalho na faculdade no dia X e estou atrasado''. Ou então, ''Preciso ''arejar'' a cabeça depois de tanto tempo trabalhando...'' Esses são alguns dos dilemas básicos de quem leva uma vida responsável.

Porém, apesar dessas dificuldades, precisamos tirar um tempo para nós mesmos e enxergarmos quando estamos passando da conta, pelo bem da nossa saúde mental.

E uma das soluções para isso está em sairmos com nossos amigos para bater papo quando possível, assistir aquele filme no cinema que você tanto queria, mas que teve que adiar... Situações simples em nosso cotidiano que às vezes, esquecemos de fazer.

Se você pratica algum exercício físico então, melhor ainda, já que bons hábitos liberam a endorfina, responsável por trazer sensações prazerosas ao nosso corpo.

Para casos de ansiedade mais sérios

Se for o caso de uma ansiedade mais avançada, em que você não consegue tirar da cabeça um ou mais assuntos em específico, vale a pena procurar ajuda psicológica profissional, para que se inicie um tratamento adequado.

Só mesmo um profissional da área saberá qual caminho seguir com o paciente para que ele possa se recuperar gradativamente, até o ponto em que isso o incomode cada vez menos.

Problemas físicos causados pela ansiedade

Além da questão psicológica, a ansiedade também traz alguns outros problemas de saúde, nos quais podemos citar:

1 - Tensão muscular

Esse item refere-se ao ato de apertar a mandíbula, punhos, bem como flexionar outros músculos de forma repetida.

É um sintoma tão “natural” do corpo, que muitas vezes as pessoas que passam pela situação nem percebem.

2 - Alteração no ritmo cardíaco

O excesso de stress e ansiedade, faz o organismo das pessoas liberar mais adrenalina, hormônio responsável por aumentar a frequência cardíaca.

Cabe frisar, que algumas pessoas que já tem alguma arritmia diagnosticada, podem sentir um descompasso no coração, por causa da aceleração dos batimentos.

Por isso, é indicado que se procure um cardiologista.

3 - Tontura

Comumente muitas pessoas relatam tonturas quando estão com ansiedade, principalmente no momento em que estão na crise.

E isso se dá justamente pelo medo irracional que elas têm de algum acontecimento: lugar muito movimentado de gente, receio de sair de casa, de chegar num lugar muito cheio e passar mal... São diversas as situações.

É o fator emocional mais uma vez desempenhando um papel principal e causando sintomas físicos.

4 - Falta de ar

Vítimas da doença de ansiedade costumam perder o ar quando estão nervosas, estressadas, brigando com alguém...

Podem sentir que estão perdendo o ar, que não conseguem mais respirar.

Essa falta de ar também vem acompanhada de palpitação, isto é, o coração também acelera junto.

Por isso, é importante tentar se acalmar em situações de stress, e se tiver uma crise de ansiedade forte, é indicado que se procure um pronto atendimento.

5 - Formigamento nos braços e na língua

A dormência nos braços, mãos, na língua, podem ser causadas também pelo stress ou pela ansiedade, além, claro, de um infarto.

Em pessoas que sofrem de síndrome do pânico, esses sintomas podem estar acompanhados com outros sintomas, como por exemplo: suor frio, dor no peito, a própria falta de ar...

O formigamento dos membros ocorre pela mesma questão já abordada anteriormente: o aumento da liberação de adrenalina nas crises de ansiedade.

Seu corpo entende que você está preparado ou para uma ''luta'' ou para ''fugir''. O organismo começa a direcionar mais o fluxo de sangue para os músculos, com o intuito de que fiquem mais fortes e rígidos.

Os músculos dos membros, costas, pescoço, podem ficar mais rígidos porque recebem mais sangue quando estamos mais estressados, ansiosos e nervosos.

6 - Cansaço

Se a pessoa acorda cansada, passa o dia cansado, é um sinal de alerta: muito provavelmente também está desenvolvendo problemas de ansiedade.

Cabe frisar que a ansiedade não causa fraqueza muscular em si, entretanto pode causar a sensação de cansaço. Esse cansaço pode ficar mais intenso quando a pessoa tem crises recorrentes de ansiedade.

Viu só como é importante saber os sintomas causados pela ansiedade para conhecer mais dos malefícios que ela causa para o nosso corpo?

Por isso que é sempre bom pesquisar mais sobre o assunto, pelo fato de que quando se pesquisa, se tem mais conhecimento sobre o tema, sabe quais medidas tomar para fazer com que o problema diminua... 

Compartilhar todos esses conhecimentos adquiridos com seus conhecidos também é fundamental, tendo em vista que assim poderá ajudar outras pessoas que sofrem do problema, e o melhor: fazer com que elas superem/melhorem nessa busca.

Sendo assim, vale tudo nessas horas: fazer com que elas assistam documentários sobre o tema, e dessa forma, com que se sintam mais motivadas para procurarem uma ajuda profissional. 

Levá-las para grupos de apoio com pessoas que passam pela mesma situação, assim cada um poderá contar suas experiências, dividir medos, situações que já tenham enfrentado em decorrência da ansiedade...

Toda ação individual que fizer com essa pessoa, será útil para que ela busque formas de se ausentar dos problemas enfrentados no cotidiano, e que busque outras formas de canalizar suas energias com situações que a façam bem.