Você conhece a Economia Circular? Entenda o que é e quais são suas características!

Você já havia ouvido algo sobre economia circular? Não?! No post de hoje nós vamos falar um pouco mais sobre os seus conceitos, perspectivas, como funciona, seus benefícios para a sociedade e para o meio ambiente!

Conforme pesquisas realizadas pela ONU, cerca de 2 bilhões de toneladas de resíduos são produzidos a cada ano. A razão para produzirmos esse volume todo é explicada pelo modelo econômico atual baseado em extrair, produzir e descartar. Esse sistema é conhecido como economia linear, para conseguirmos mudar essa situação, é fundamental a substituição por um novo sistema, baseado na permanência máxima da vida dos produtos. Esse novo sistema é a Economia Circular.





O que é a Economia Circular?

Economia Circular é um termo utilizado para associar a melhor utilização dos recursos naturais ao desenvolvimento da economia. É realizada através de modelos de negócios e desenvolvimento de processos de fabricação com uma redução na dependência de matéria-prima virgem, favorecendo a utilização de materiais duráveis, renováveis e recicláveis.

Esse sistema tem como base a criação de novas ideias na forma de aprimorar, fabricar e comercializar, visando sempre produtos que garantem a recuperação dos recursos naturais utilizados durante o processo de criação do mesmo.

Podemos dizer que a economia circular é um aprimoramento do sistema econômico atual (Economia Linear), que tenciona para um novo vínculo com os recursos naturais e a sua utilização pela sociedade.

Com essa proposta é possível alcançar a adição e retenção de valores, e a reestruturação do ecossistema, que busca meios de produzir sem consumir os recursos naturais, e sem gerar poluição no meio ambiente e como consequência preservar o nosso planeta.

A Organização Internacional de Normalização (ISO) está desenvolvendo uma definição correta para a economia circular, de acordo com a organização “é um sistema econômico que utiliza uma abordagem sistêmica para manter o fluxo circular dos recursos, por meio da adição, retenção e regeneração de seu valor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.”



Princípios da Economia Circular

Princípio 1: Conservar e aumentar o capital natural, comedindo estoques finitos e equilibrando os fluxos de recursos renováveis.

Quando falamos sobre “capital natural” nos referimos a vida não humana como responsável pelos recursos primordiais da economia de produção.

Com isso podemos afirmar que não são apenas as atividades humanas que geram algum valor. É com esse pensamento que é possível notar como a vida humana é impactada pela extinção dos recursos ecossistêmicos.

Portanto, as atribuições vindas da produção humana dependem de capital natural. Consequentemente, ao reaproveitar os materiais, evitamos uma nova extração e conservamos materiais para a produção por um período muito maior. Ampliando o potencial de crescimento econômico sustentável.


Princípio 2: Otimizar a produção de recursos gerando um ciclo de produtos, componentes e materiais, com total potência na produção de matéria do mais alto nível, tanto no ciclo biológico quanto no técnico.

Nesse princípio podemos entender a ligação com a remanufatura, renovação e reutilização dos componentes e materiais para que continuem circulando e contribuindo com a economia. Na prática o princípio ocorre através de ciclos biológicos e técnicos.

Ciclo Técnico:

No ciclo técnico, a intervenção do homem irá restaurar e recuperar produtos, componentes e materiais através de estratégias pensadas, visando o reutilização, reparo, remanufatura e por fim a reciclagem. Essa ordem favorece o menor gasto energético do processo. Nesse ciclo são preservados apenas energias e outros tipos de valores introduzidos nos materiais e compostos, como a mão de obra envolvida durante o processo de produção. Como resposta é possível maximizar o número de ciclos de produtos, estendendo a vida útil e estimulando a reutilização.

Ciclo Biológico:

Os ciclos biológicos destinam-se a restituição segura dos nutrientes biológicos na biosfera através da decomposição, com o intuito de transformá-las em valiosas matérias-primas para a iniciação de um novo ciclo. Nesse ciclo os materiais são biodegradáveis ou provindos de matéria vegetal, e tornam ao sistema através de processos sustentáveis como a compostagem e a ingestão anaeróbica. Nesse ciclo a vida regenera o material, com ou sem a intervenção humana. Os ciclos biológicos recuperam apenas sistemas vivos que fornecem recursos renováveis à economia.


Princípio 3: Incentivar a eficácia do sistema expondo as suas externalidades negativas e excluindo-as do projeto.

Nesse princípio o foco é a conquista de resultados positivos na gestão de recursos como o ar,água e solo, extraindo os riscos de poluição ambiental e sonora, acrescentando os esforços para manter o círculo sempre contínuo.



Benefícios da Economia Circular:

O principal benefício da economia circular são os materiais aproveitados em cadeia de forma cíclica e como os recursos naturais são super estimados durante todo o processo produtivo, com o objetivo de reduzir a extração e amplificar a sua disponibilidade.

Dessa forma a economia circular conta com potencial para retroceder os danos ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa e a poluição em todos os seus âmbitos.

Além disso, a economia circular pode gerar novas fontes para investimento, a oportunidade para novos negócios e geração de emprego, a otimização de matéria-prima, a redução do desperdício gerado, a maior eficiência operacional, e principalmente a conscientização da população em relação ao assunto. 



Desafios e oportunidades:

O modelo da Economia Circular, quando aliada à tecnologia, possibilita o controle dos estoques finitos a fim de equilibrar os recursos renováveis das empresas, proporcionando sistemas industriais integrados, restaurativos e regenerativos.

No Brasil, uma lei (Lei n° 12.305/10) foi implementada na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que tem como finalidade a organização da forma como o país lida com o lixo, exigindo que os setores sejam transparentes no gerenciamento de seus resíduos.

Com essa lei foi possível envolver todos nos novos ciclos produtivos, fazendo com que assumissem novas responsabilidades com a diminuição dos resíduos sólidos e na adoção de práticas mais sustentáveis.



A Glück está com você! Vamos em busca de um mundo melhor! 

Esse foi o nosso blog de hoje... Esperamos que tenha gostado! Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, deixe pra gente aqui nos comentários! 

Até a próxima!